quarta-feira, maio 29, 2019

O Milagre da Manhã - Dias Quarenta e Três ao Quarenta e Cinco

Quadragésimo Terceiro Dia (27/05/2019 – segunda-feira): levantei no horário definido para esta semana. Fui para a rotina de costume (3.313 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Utilizei um caderno como diário e escrevi sobre uma das coisas que estou grato em minha vida.

Nota I: anteontem (26/05/2019 - domingo) não fiz a Primeira Afirmação antes de dormir.

Anteontem demorei mais de 15 (quinze) minutos para adormecer.

Nota II: durante o dia li e meditei mais.

Quadragésimo Quarto Dia (28/05/2019 – terça-feira): levantei aproximadamente no horário definido para esta semana. Fui para a rotina de costume (não anotei a quantidade de passos – pelo que lembro foram 3.308 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. E estou aqui escrevendo este diário.

Nota I: ontem (26/05/2019 – segunda-feira) não fiz a Primeira Afirmação antes de dormir.

Ontem, também, demorei mais de 15 (quinze) minutos para adormecer.

Nota II: como estou caminhando quase diariamente – como exercício físico d”O Milagre da Manhã, deixo para vocês o link para acessarem um vídeo sobre “O Que Acontecerá Com o Seu Corpo Se Você Caminhar Diariamente”- com este mesmo título – do Canal do Youtube “INCRÍVEL“:

https://www.youtube.com/watch?v=3XiURHILKmc

Quadragésimo Quinto Dia (29/05/2019 – quarta-feira): levantei aproximadamente no horário definido para esta semana. Fui para a rotina de costume (3.346 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. E estou aqui escrevendo este diário.

Nota I: ontem (27/05/2019 – terça-feira) não fiz a Primeira Afirmação antes de dormir. Li e meditei mais.

Ontem, também, demorei mais de 15 (quinze) minutos para adormecer.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

O Que Acontecerá Com o Seu Corpo Se Você Caminhar Diariamente. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3XiURHILKmc>. Acessado em 29 de mai. 2019.

domingo, maio 26, 2019

O Milagre da Manhã - Dias Quarenta ao Quarenta e Dois

Quadragésimo Dia (24/05/2019 - sexta-feira): levantei no horário definido para esta semana, fui para a rotina de costume (não contei a quantidade de passos) – sendo que fiz apenas 15 (quinze) minutos de caminhada-, rotina de costume 2, lanche reforçado e preparação para o dia, seguido de meditação de costume. Gastei algum tempo a mais com as atividades dessa manhã, não tendo tempo para a visualização – então não a pratiquei. Não fiz o registro no diário.

Nota I: durante o dia caminhei uns 15 (quinze) minutos mais de volta de um compromisso. Li e meditei mais. Não lembro se no dia anterior (23/05/2019 - quinta-feira) fiz a Primeira Afirmação antes de dormir, mas lembro que adormeci cerca de uns 15 (quinze) minutos após deitar.

Nota II: no dia anterior (23/05/2019 - quinta-feira), exercitei a meditação de “escaneamento corporal” e acabei dormindo.

Quadragésimo Primeiro Dia (25/05/2019 - sábado): levantei um pouco após o horário definido para esta semana. O despertador tocou nesse horário, mas demorei um tempo antes de levantar. Fui para a rotina de costume (em cerca de trinta minutos dei 3.445 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização – durante essa última prática, no minuto final da mesma abrir os olhos, olhei no “timer” e vi que ainda faltava alguns segundos para o término, então fechei os olhos novamente e visualizei mais um pouco.

Lanche reforçado, preparação para o dia e agora o registro no diário.

Nota I: ontem não fiz a Primeira Afirmação antes de dormir. Contudo lembro que adormeci cerca de uns 15 (quinze) minutos após deitar. Ontem também exerci a meditação de “escaneamento” do corpo – dessa vez no período de noite-, mas não adormeci. No meio dela, abri os olhos para evitar adormecer.

Nota II: o áudio da meditação citada acima encontra se no site Dropbox.

Quadragésimo Segundo Dia (26/05/2019 - domingo): levantei cerca de uma hora após o horário definido para esta semana, porém esta definição se aplica somente aos dias de semana – quero dizer: de segunda-feira à sexta-feira. Fui para a rotina de costume (3.388 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Estou escrevendo o diário e nisso fiz também Revisão Semanal – parcialmente - e delineei “Os 3-5 principais objetivos que me comprometo 100% a conquistar nesta semana” – completamente.

Nota: ontem não fiz a Primeira Afirmação antes de dormir.

Acho que adormeci cerca de uns 15 (quinze) minutos após deitar.

Na meditação de “escaneamento” do corpo, ontem – feita no turno da tarde-, não adormeci. Durante ela, abri os olhos para evitar dormir.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 03: Body Scan. Disponível em: <https://www.dropbox.com/sh/hgc9mid8hgy7nhl/AAAClWBRq9WBfYYYhb1OANyVa?dl=0>. Acessado em 25 de mai. 2019.

sábado, maio 25, 2019

Livros Relidos – Versão 1

- A Prática de Vida Integral: Um guia do Século XXI para Saúde Física, Equilíbrio Emocional, Clareza Mental e Despertar Espiritual (Ken Wilber, Terry Patten, Adam B. Leonard e Marco Morelli)

- Introdução ao Coaching Integral ICI (Paul Anwandter)

quinta-feira, maio 23, 2019

O Milagre da Manhã - Dias Trinta e Oito ao Trinta e Nove

Trigésimo Oitavo Dia (21/05/2019 - quarta-feira): levantei alguns segundos antes do horário definido para esta semana, fui para a rotina de costume (3.429 passos). Passei para a rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Comi um lanche reforçado, preparei-me para o dia e estou aqui escrevendo o diário.

Nota I: durante o dia li e meditei mais. Ontem também fiz a Primeira Afirmação antes de dormir e demorei mais de 15 (quinze) minutos para adormecer.

Nota II: já falei nesta série de postagem d’O Milagre da Manhã sobre a meditação de costume e a visualização, mas não detalhei como faço para monitorar o tempo dessas duas práticas. Utilizo então o “aplicativo” “Yoga Timer”, colocando 6 (seis) tempos de 1 (um) minuto.

Para a meditação de costume uso o primeiro minuto para preparação – apagar a luz, sentar, ajeitar e respirar um pouco e/ou entrar em um estado de receptividade/observando os fenômenos que aparecem à consciência. Depois sigo as cinco etapas/passos – instruções que já detalhei em postagem passada.

Para a visualização – uso a luz acesa na maior parte das vezes – o primeiro minuto está para sentar, ajeitar na cadeira e repirar profundamente algumas vezes.

Trigésimo Nono Dia (22/05/2019 - quinta-feira): levantei no horário definido para esta semana, fui para a rotina de costume (3.375 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização – fiquei muito sonolento durante essa última prática. Fiz um lanche reforçado, preparei-me para o dia e estou aqui escrevendo o diário.

Nota I: durante o dia li e meditei mais. Ontem também fiz a Primeira Afirmação antes de dormir e demorei mais de 15 (quinze) minutos para adormecer.

Nota II: ontem e anteontem fiz de manhã uma meditação de “escaneamento do corpo” (“body scan”), durante cerca de meia hora e não adormeci mesmo ou mesmo fiquei sonolento.

Nota III: (um pouco mais sobre o “Yoga Timer”) neste “aplicativo” você escolhe quando ele vai apitar sinalizando o término de um tempo. Você pode escolher o tempo que quiser e quantas vezes ele vai repetir esse programa, assim como fazer uma lista com uma sequência de tempos. No final de cada tempo programa ele assinala com um toque/apito.

No caso da prática que efetivo com ele, coloco uma lista - sem sequência - de 1 (um) tempo, repetido 6 (seis) vezes – falando de outra forma 6 (seis) tempos de 1 (um) minuto.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

terça-feira, maio 21, 2019

O Milagre da Manhã - Dias Trinta e Quatro ao Trinta e Sete


Trigésimo Quarto Dia (18/05/2019 – sábado): levantei cerca trinta e sete, trinta e oito minutos de após horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado), apesar de essa definição estar colocada apenas para os dias úteis (dias de semana – quero dizer: de segunda-feira à sexta-feira). Após isso fiz a rotina de costume (3.440 passos) e rotina de costume 2. Em seguida, não lembrando a ordem: lanchei de modo reforçado, preparei-me para o dia, exercitei a meditação de costume e visualização – só que para essas duas últimas práticas utilizei o relógio e não o “aplicativo” para monitorar o tempo – então pratiquei aproximadamente quatro ou cinco minutos da meditação e três, quatro ou cinco minutos de visualização – e estou aqui escrevendo o registro diário.


Nota: ontem fiz a prática da Primeira Afirmação antes de dormir, porém ouvi apenas o despertar do relógio e não do celular, que ao olhá-lo logo cedo, estava descarregado.


Trigésimo Quinto Dia (19/05/2019 – domingo): acordei e levantei no horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado). Após isso fiz a rotina de costume (3.335 passos) e rotina de costume 2. Em seguida lanchei de modo reforçado, preparei-me para o dia, li bastante – terminado o “Meditação: uma fonte de bem-estar”, de Serge Toussaint. - e exercitei a meditação de costume e visualização – me sentindo melhor e mais satisfeito logo após essas duas últimas práticas. Uma vez com isso concluído, comecei a fazer o diário de hoje.
Depois de um pouco de escrita aqui preparei a Revisão Semanal e delineei “Os 3-5 principais objetivos que me comprometo 100% a conquistar nesta semana”.


Nota: ontem não fiz a prática da Primeira Afirmação antes de dormir.


Trigésimo Sexto  Dia (20/05/2019 - segunda-feira): levantei no horário definido para esta semana, passei para a rotina de costume (não contei a quantidade de passos) - sendo que caminhei apenas cerca de 20 (vinte) minutos, pois iria caminhar ida e volta de um compromisso. Segui para a rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Não escrevi no diário.


Nota: durante o dia li e meditei mais. Antes de dormir fiz Primeira Afirmação antes de dormir.


Trigésimo Sétimo Dia (20/05/2019 - terça-feira): acordei e levantei no horário definido para esta semana, passei para a rotina de costume (3.395  passos). Segui para a rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Comi um lanche reforçado, preparei me para o dia e estou aqui escrevendo o diário.


Nota: o celular não despertou, provavelmente descarregou antes do horário. Apenas o alarme do relógio tocou, mas foi o suficiente para acordar e levantar no horário.


Bibliografia


ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.


TOUSSAINT, Serge. Meditação: uma fonte de bem-estar. 1ed. Tradução: Raul Passos. Curitiba: Grande Loja da Jurisdiçao de Lingua Portuguesa, 2015.

domingo, maio 19, 2019

"Sociedade das Ciências Antigas” ("SCA'") - Organizações e Ordens IV

Durante a mais de uma década que venho estudando e praticando Magia e Misticismo entrei em contato com algumas organizações espiritualistas e estou como afiliado de algumas: “AMORC”, “TOM” e a “Arcanum Arcanorum” (“A.’.A.’.”) – está ultima fundada pelo Marcelo Del Debbio.

Nesse tempo me afiliei e estive, por pouco tempo, em estudo e pratica do Martinismo da “Sociedade das Ciências Antigas” (“SCA”). Fui desligado de lá por não fazer os exercícios passados por ela, no tempo limite para efetivá-las - colocado por essa organização. Hoje em dia considero que foi uma falha minha não ter me dedicado e tenho consciência que não tive maturidade na época para valorizar a qualidade e importante do trabalho da SCA.

Para mais informações sobre a “Sociedade das Ciências Antigas” (“SCA”) ver o “site” da mesma:

-  “Link” para o “site” da “Sociedade das Ciências Antigas” (acessado em : 17/5/2019):

https://sca.org.br/

sexta-feira, maio 17, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Trinta e Um ao Trinta e Três

Trigésimo Primeiro Dia (15/05/2019 – quarta-feira): levantei um ou dois minutos antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização – sendo que senti sonolência durante essa última prática. Segui então para de lanche reforçado, preparação para o dia e estou praticando o diário.

Nota I: a partir de ontem comecei a monitorar – com um pedômetro de uma “pulseira inteligente” (“smart bracelet”), a “Dynamic Heart Rate Smart Bracelet”- a quantidade de meus passos durante a caminhada – de duração de cerca de meia hora -, nisso ontem caminhei 3.377 passos ontem e 3.337, hoje.

Nota II: durante o resto do dia li e meditei mais.

Trigésimo Segundo Dia (16/05/2019 – quinta-feira): levantei um ou dois minutos antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume (3.431 passos), rotina de costume 2, meditação de costume e visualização – sendo que senti sonolência durante essas duas últimas práticas. Segui então para de lanche reforçado, preparação para o dia, algumas atividades do dia e estou praticando o diário.

Nota (conclusão): O livro “O Milagre da Manhã” – de Hal Elrod -, “bate na tecla” que as pessoas que não se consideram matutinas, podem se perceber acordando cedo, fazendo o desenvolvimento pessoal e se percebendo com isso como matutinas.

No meu caso, não me também não me considerava uma pessoa da manhã, mas com a prática da proposta de Hal Elrod, descobri que posso ter muita energia e realizar muito durante esse período do dia. Contudo percebo que fazer meditações prolongando durante um tempo, ao menos, mediano - ainda, se for possível - me deixa muito sonolento.

Trigésimo Terceiro Dia (17/05/2019 – sexta-feira): levantei no horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume (não contei a quantidade de passos) e rotina de costume 2. Depois lanchei reforçadamente e em seguida sem lembrar qual a ordem pratiquei: preparei-me para o dia, exercitei a meditação de costume e visualização – sendo que senti sonolência durante essas duas últimas práticas. Já para o fim da tarde estou escrevendo aqui o diário.

Nota: ontem e anteontem antes de dormir fiz a afirmação recomendada para todas as noites que está como a Primeira do artigo “O Milagre da Manhã para corretores de imóveis: é a sua hora de brilhar: Afirmações para antes de dormir”, artigo de Hal Elrod.

A partir de hoje irei chamar essa afirmação sinteticamente de Primeira Afirmação antes de dormir.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

quinta-feira, maio 16, 2019

RPG – Mago: A Ascensão 3 ed. – Descrição de Personagem – Dark Master – Versão 2

Cantor Gótico

"O que fazemos em vida ecoa pela eternidade"

- General Maximus, "Gladiador"

"Pois o vento soprará meu nome através desta terra

(...)

No templo do amor: Ouça meu nome"[1]

- The Sisters of Mercy, "Temple of Love"

Mote: "(Incluir e) Transcender a Morte! Tornar-se Imortal!"

Prelúdio: "Dark Master", originalmente Robert "Cure" Miles, desde criança estuda, prática música, e canta. Sendo que sua primeira banda era um "cover" de "The Cure" e a segunda de "The Sisters of Mercy", quando era chamado de "Merciless".

Após alguns anos com sua banda "Beyond Death", no estilo punk-gótico, chegou a ter certo sucesso e influência no meio "underground" da "cena gótica" no país. Assim ele conta com uma rede informal de amigos e músicos.

Sua fama se estende cada dia mais, o que tem atraído "estranhos olhares", e pessoas mais estranhas ainda. O "caos" ronda sua vida, com eventos aleatórios e inusitados, ora insólitos, ocorrendo cada vez com mais frequência. Ele se sente perseguido, ou melhor... vigiado! Ele nota que "algo" está acontecendo, mas sem saber o que é. Sua vida se move em uma direção, ele consegue viver, ter algum dinheiro e uma vida com ao menos um pouco de conforto, só com sua música e discotecagem.

("Antecedentes": Contatos 3; Influência 2; Recursos 3)

"What not killed me, made me stronger than thee." - trecho de música da "Beyond Death"

(Tradução: "O que não me matou, me faz mais forte que tu")

Apesar de diversas perdas durante a vida ele se mantêm com alguma resilência, conseguido navegar "Em um mar de rostos, em um mar de dúvida / Neste lugar cruel sua voz acima do redemoinho / Na esteira deste navio de tolos Eu estou caindo mais abaixo"[2] - The Sisters of Mercy, "Marian".

"O que não o matou, o deixou mais forte" - mote da primeira música que Dark Master criou

Ele sabe que morrerá um dia, então... ele se pergunta, qual o sentido da vida? E concluí "Deixar um Legado e ir ao Infinito e Além!" - ele busca se tornar imortal com sua música e estilo de vida. A Busca está em deixar uma marca no mundo, seja pela alegria, ou pela tristeza, seja pelo prazer, o pela dor. Afinal, a vida inclui a morte e a transcende - e isso ocorre pela (A)arte deixando a beleza de memória ou pelo fantástico ou uma superação. Isso, aceitar a Morte e saber que existe Algo Mais!

"Tornar-se Imortal pelos nossos feitos, É isso que deve ser Feito" - música "Além da Morte", trecho ícone da banda de Dark Master, "Beyond Death".

("Natureza": Arquiteto; "Comportamento": Visionário)

Conceito: Artista (músico) - líder, DJ e cantor de banda punk-gótica.

Dicas de Interpretação: o importante está em aceitar a morte e saber que existe algo de eterno e perpétuo, são as contribuições que você tenta deixar com sua (A)arte.

Magia: focos: Forças 2 (rituais Vitorianos); Mente 2 (poemas e letras de música), Espírito (espiritualismo) e Tempo 1 (runas).

Equipamento: caixa de som e amplificador móvel, cabos, microfone, guitarra, fone de ouvido, cdplayer, discos, mochila, livros e apostilas de literatura gótica (narrativas, poemas, letras de música e setlists), papel e caneta (preta, claro), roupas pretas, coturno, sobretudo, corrente de prata, pingente de "ankh" (prata), material para maquiagem pesada, além de esmalte (preto, claro), "spray" de tinta.

Mais sobre o personagem: ele acaba de completar 18 anos, acabando de ter sua autonomia financeira e espacial, alugando um bom apartamento e morando sozinho.

Seus pais faleceram durante sua adolescência e tendo sido atenciosos e carinhosos, após isso, ele foi criado por um tio legal nerd/geek, que trabalha com informática e programação, nisso tudo o ensinou a jogar RPG - seu tio adora "Dungeons & Dragons". Mesmo assim sua rebeldia, contra o "sistema" e a mediocridade, surgiu nessa época e com a morte de outros entes queridos ele percebeu a fragilidade da vida humana e quão limitada ela pode ser, daí veio sua grande visão de viver uma vida "mais larga/extensa" - "larger than life" - que a vida cotidiana e comum. Ele quer se superar criando uma Obra Inovadora que dure mais do que a sua frágil, pequena e limitada vida, ele quer a "Imortalidade Simbólica".

Aparência: ele tem uma aparência comum, sendo um pouco alto, cabelos compridos (louros) - tingidos de negro, levemente anelados, pele branca, unhas longas, tingidas também de preto. Somente tem blusas e calças negras. Costuma usar um longo sobretudo escuro, quer era de seu avô e foi passado para seu pai, até que ele morreu e ficou para Dark Master.

("Atributos": Força 2; Destreza 2; Vigor 2)

O rosto de Dark Master costuma estar com maquiagem pesada, muito pálido, olhos[3] pintados de preto com sombra negra e batom preto (também!). Ele tem uma aura - não mágicka - simpática, amigável e confiável, com um constante sorriso, que deixa sua aparência comum tornar-se e uma presença "brilhante" e contagiante – assim como seus olhos brilham!

Com o constante convívio com amigos, frequentadores da cena noturna (shows, festas e saraus) e fãs, ele adquiriu um traquejo social e um bom modo de lidar com os outros interpessoalmente.

("Atributos": Carisma 4; Manipulação 3; Aparência 3)

Dark Master possui uma percepção mediana, certa esperteza e rapidez de pensamento, mesmo sem café, que toma diarimente.

("Atributos": Percepção 2; Inteligência 3; Raciocínio 3)

· Ele está quase sempre ligado, atento e alerta, principalmente à estética visual e sonora - Prontidão 3;

· Acostumado a brigas de bar e a se defender de gangues na área urbana em que vive - Briga 2; Esquiva 1; Intimidação 3; Liderança 3; Manha 1; Lábia 1.

· Tem uma banda e lida bem com os conflitos, disputas e intrigas internas entre eles e você e entre eles mesmos, sendo que ele intermedeia isso com frequência - Intimidação 3; Liderança 3; Lábia 1.

· Leu bastante de letras de música a poemas e narrativas, além do treino de escrita - Expressão 3.

("Habilidades": Talentos)

· Recentemente aprendeu a dirigir e tem um carro, mas se dedicou o bastante para ter uma Habilidade mediana nisso - Condução 2.

· No treinamento de sobrevivência pelos bairros barra pesada que morou e mora, aprendeu um pouco de tiro e luta de rua com facas e canivetes - Armas de Fogo 1; Armas Bracas 1.

· Boa performance de palco - Atuação 3.

· Aprendeu a viver em um decadente cenário urbano - Sobrevivência 2.

("Habilidades": Perícias)

· Seu tio o ensinou o suficiente como mexer nessas coisas modernas e estranhas - Computador 2.

· Você já leu bastante histórias de detetives, investigação e enigmas: Enigmas 1; Investigação 1.

· "Alguns amigos meus estão nessas coisas..." e ele já assistiu alguns filmes de terror e sobrenatural - Ocultismo 1.

("Habilidades": Conhecimentos)

Sobre seus amigos: "Meus amigos? Um bando de doidos e esquisitões legais!"

Bandas preferidas: The Cure, U2, Depeche Mode, Sisters of Mercy, Siouxie and the Banshees, Bauhaus e Ramones.


[1] Originalmente:

“For the wind will blow my name across this land

(...)

In the temple of love: Hear my name”

[2] Originalmente:

In a sea of faces, in a sea of doubt
In this cruel place your voice above the maelstrom
In the wake of this ship of fools I'm falling further down”

[3] Seus olhos possuem cor preta profunda.

terça-feira, maio 14, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Vinte e Oito ao Trinta


Update: 09/05/2024 (quinta-feira)


Aviso!

Parte original desta postagem foi deletada para que ela fique dentro do que considero os requerimentos do Google AdSense.


Vigésimo Oitavo Dia (12/05/2019 – domingo): acordei algum tempo antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – levantando nove, dez minutos antes dessa hora - fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume, visualização e li algumas páginas – daí em diante: lanche reforçado, preparação para o dia e agora estou aqui escrevendo o diário. Fiz uma pausa, passei pela Revisão Semanal e delineei “Os 3-5 principais objetivos que me comprometo 100% a conquistar nesta semana”. Agora postarei no blog a descrição de um personagem – Robert [...] Miles (versão 1) - para o RPG (Role-Playing Game) “Mago: A Ascensão” 3 ed.

Nota I: ontem à noite, antes de dormir, fiz a afirmação Primeira do artigo “O Milagre da Manhã para corretores de imóveis: é a sua hora de brilhar: Afirmações para antes de dormir”. Também ontem e hoje: estendi um pouco mais do tempo da visualização.

Nota II: lembrando que a rotina de costume consiste da série: acordar, levantar, beber água, lavar o rosto, trocar roupa e caminhar – enquanto a rotina de costume 2 estrutura o processo de passos nesta ordem - que inclui no mínimo: término da caminhada, alimentar-me de uma maça e fazer as afirmações. Já a meditação de costume está como aquela de “três minutos” de cinco etapas, que faço em 5 (cinco) minutos, sendo 1(um) minutos de preparação. Além disso, a visualização permanece como um planejamento do dia e do estado emocional para/durante o mesmo.

Nota III: acabei de comemorar 28 (vinte oito) – ou “quatro semanas” - despertares dentro do procedimento d’O Milagre da Manhã!

Vigésimo Nono Dia (13/05/2019 – segunda-feira): levantei trinta e nove minutos antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Não pratiquei o diário.

Durante o resto do dia li e meditei mais (“Sanctum Celestial” e atenção à respiração com foco no abdômen). Escutei a primeira faixa – a “Seja Bem Vindo” – dos áudios do “Manual Prático de Mindfulness: (meditação da atenção plena): Um programa de oito semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional”, de Teasdale, Williams e Zindel.

Trigésimo Dia (14/05/2019 – terça-feira): dois minutos antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Seguido de lanche reforçado, preparação para o dia e estou praticando o diário.

Nota: acabei de comemorar 30 (trinta) dias – um mês - de despertares dentro do procedimento d’O Milagre da Manhã!!!

Referências

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 01: Seja bem vindo. Disponível em: <https://www.dropbox.com/sh/hgc9mid8hgy7nhl/AAAClWBRq9WBfYYYhb1OANyVa?dl=0>. Acessado em 14 de mai. 2019.

TEASDALE, John; WILLIAMS, Mark; ZINDEL, Segal. Manual Prática de Mindfulness: (meditação da atenção plena): Um programa de oito semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional. Tradução: Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Pensamento, 2016.

domingo, maio 12, 2019

RPG – Mago: A Ascensão 3 ed. – Descrição de Personagem – Dark Master – Versão 1

Cantor Gótico

"O que fazemos em vida ecoa pela eternidade"

- General Maximus, "Gladiador"

"Pois o vento soprará meu nome através desta terra

(...)

No templo do amor: Ouça meu nome"[1]

- The Sisters of Mercy, "Temple of Love"

Mote: "(Incluir e) Transcender a Morte! Tornar-se Imortal!"

Prelúdio: "Dark Master", originalmente Robert "Cure" Miles, desde criança estuda, prática música, e canta. Sendo que sua primeira banda era um "cover" de "The Cure" e a segunda de "The Sisters of Mercy", quando era chamado de "Merciless".

Após alguns anos com sua banda "Beyond Death", no estilo punk-gótico, chegou a ter certo sucesso e influência no meio "underground" da "cena gótica" no país. Assim ele conta com uma rede informal de amigos e músicos.

Sua fama se estende cada dia mais, o que tem atraído "estranhos olhares", e pessoas mais estranhas ainda. O "caos" ronda sua vida, com eventos aleatórios e inusitados, ora insólitos, ocorrendo cada vez com mais frequência. Ele se sente perseguido, ou melhor... vigiado! Ele nota que "algo" está acontecendo, mas sem saber o que é. Sua vida se move em uma direção, ele consegue viver, ter algum dinheiro e uma vida com ao menos um pouco de conforto, só com sua música e discotecagem.

("Antecedentes": Contatos 3; Influência 2; Recursos 3)

"What not killed me, made me stronger than thee." - trecho de música da "Beyond Death"

(Tradução: "O que não me matou, me faz mais forte que tu")

Apesar de diversas perdas durante a vida ele se mantêm com alguma resiliência, conseguido navegar "Em um mar de rostos, em um mar de dúvida / Neste lugar cruel sua voz acima do redemoinho / Na esteira deste navio de tolos Eu estou caindo mais abaixo"[2] - The Sisters of Mercy, "Marian".

"O que não o matou, o deixou mais forte" - mote da primeira música que Dark Master criou

Ele sabe que morrerá um dia, então... ele se pergunta, qual o sentido da vida? E concluí "Deixar um Legado e ir ao Infinito e Além!" - ele busca se tornar imortal com sua música e estilo de vida. A Busca está em deixar uma marca no mundo, seja pela alegria, ou pela tristeza, seja pelo prazer, o pela dor. Afinal, a vida inclui a morte e a transcende - e isso ocorre pela (A)arte deixando a beleza de memória ou pelo fantástico ou uma superação. Isso, aceitar a Morte e saber que existe Algo Mais!

"Tornar-se Imortal pelos nossos feitos, É isso que deve ser Feito" - música "Além da Morte", trecho ícone da banda de Dark Master, "Beyond Death".

("Natureza": Arquiteto; "Comportamento": Visionário)

Conceito: Artista (músico) - líder, DJ e cantor de banda punk-gótica.

Dicas de Interpretação: o importante está em aceitar a morte e saber que existe algo de eterno e perpétuo, são as contribuições que você tenta deixar com sua (A)arte.

Magia: focos: Entropia 1 (música e canto); Forças 1 (música e canto); Mente 1 (música e canto; sigilos: musicais, mântricos e pictóricos); Primórdio 1 (música e canto); Espírito 1 (servidor, "tabua de ouija" ou "brincadeira do copo") e Tempo 1 (música e canto; sigilos musicais).

Equipamento: caixa de som e amplificador móvel, cabos, microfone, guitarra, fone de ouvido, cdplayer, discos, mochila, livros e apostilas de literatura gótica (narrativas, poemas, letras de música e setlists), papel e caneta (preta, claro), roupas pretas, coturno, sobretudo, corrente de prata, pingente de "ankh" (prata), material para maquiagem pesada, além de esmalte (preto, claro), "spray" de tinta.

Mais sobre o personagem: ele acaba de completar 18 anos, acabando de ter sua autonomia financeira e espacial, alugando um bom apartamento e morando sozinho.

Seus pais faleceram durante sua adolescência e tendo sido atenciosos e carinhosos, após isso, ele foi criado por um tio legal nerd/geek, que trabalha com informática e programação, nisso tudo o ensinou a jogar RPG - seu tio adora "Dungeons & Dragons". Mesmo assim sua rebeldia, contra o "sistema" e a mediocridade, surgiu nessa época e com a morte de outros entes queridos ele percebeu a fragilidade da vida humana e quão limitada ela pode ser, daí veio sua grande visão de viver uma vida "mais larga/extensa" - "larger than life" - que a vida cotidiana e comum. Ele quer se superar criando uma Obra Inovadora que dure mais do que a sua frágil, pequena e limitada vida, ele quer a "Imortalidade Simbólica".

Aparência: ele tem uma aparência comum, sendo um pouco alto, cabelos compridos (louros) - tingidos de negro, levemente anelados, pela branca, unhas longas, tingidas também de preto. Somente tem blusas e calças negras. Costuma usar um longo sobretudo escuro, quer era de seu avô e foi passado para seu pai, até que ele morreu e ficou para Dark Master.

("Atributos": Força 2; Destreza 2; Vigor 2)

O rosto de Dark Master costuma estar com maquiagem pesada, muito pálido, olhos[3] pintados de preto com sombra negra e batom preto (também!). Ele tem um aura - não mágicka - simpática, amigável e confiável, com um constante sorriso, que deixa sua aparência comum tornar-se e uma presença "brilhante" e contagiante – assim como seus olhos brilham!

Com o constante convívio com amigos, frequentadores da cena noturna (shows, festas e saraus) e fãs, ele adquiriu um traquejo social e um bom modo de lidar com os outros interpessoalmente.

("Atributos": Carisma 4; Manipulação 3; Aparência 3)

Dark Master possui uma percepção mediana, certa esperteza e rapidez de pensamento, mesmo sem café, que toma diariamente.

("Atributos": Percepção 2; Inteligência 3; Raciocínio 3)

· Ele está quase sempre ligado, atento e alerta, principalmente à estética visual e sonora - Prontidão 3;

· Acostumado a brigas de bar e a se defender de gangues na área urbana em que vive - Briga 2; Esquiva 1; Intimidação 3; Liderança 3; Manha 1; Lábia 1.

· Tem uma banda e lida bem com os conflitos, disputas e intrigas internas entre eles e você e entre eles mesmo, sendo que ele intermedeia isso com frequência - Intimidação 3; Liderança 3; Lábia 1.

· Leu bastante de letras de música a poemas e narrativas, além do treino de escrita - Expressão 3.

("Habilidades": Talentos)

· Recentemente aprendeu a dirigir e tem um carro, mas se dedicou o bastante para ter uma Habilidade mediana nisso - Conduçao 2.

· No treinamento de sobrevivência pelos bairros barra pesada que morou e mora, aprendeu um pouco de tiro e luta de rua com facas e canivetes - Armas de Fogo 1; Armas Bracas 1.

· Boa performance de palco - Atuação 3.

· Aprendeu a viver em um decadente cenário urbano - Sobrevivência 2.

("Habilidades": Perícias)

· Seu tio o ensinou o suficiente como mexer nessas coisas modernas e estranhas - Computador 2.

· Você já leu bastante histórias de detetives, investigação e enigmas: Enigmas 1; Investigação 1.

· "Alguns amigos meus estão nessas coisas..." e ele já assistiu alguns filmes de terror e sobrenatural - Ocultismo 1.

("Habilidades": Conhecimentos)

Sobre seus amigos: "Meus amigos? Um bando de doidos e esquisitões legais!"

Bandas preferidas: The Cure, U2, Depeche Mode, Sisters of Mercy, Siouxie and the Banshees, Bauhaus e Ramones.


[1] Originalmente:

“For the wind will blow my name across this land

(...)

In the temple of love: Hear my name”

[2] Originalmente:

In a sea of faces, in a sea of doubt
In this cruel place your voice above the maelstrom
In the wake of this ship of fools I'm falling further down”

[3] Seus olhos possuem cor preta profunda.

sábado, maio 11, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Vinte e Cinco ao Vinte e Sete

Vigésimo Quinto Dia (09/05/2019 – quinta-feira): levantei no horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Preparei para o dia e estou escrevendo parte deste artigo. Senti sonolência neste período da manhã.

Nota I: ontem durante o dia li e meditei mais (praticando o “Sactum Celestial” e atenção à respiração focando o abdômen) – dentre os livros lidos está a releitura – parcial - de “Jung e A Interpretação dos Sonhos: Manual de Teoria e Prática”, de James A. Hall. Estou fazendo, antes de dormir, em algumas noites a afirmação Primeira do artigo “O Milagre da Manhã para corretores de imóveis: é a sua hora de brilhar: Afirmações para antes de dormir”.

Nota II: todos os dias desde que comecei a prática O Milagre da Manhã meditei.

Vigésimo Sexto Dia (10/05/2019 – sexta-feira): levantei cinco ou seis minutos antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado). Fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização – além de fazer um lanche reforçado e preparação para o dia – todas essas práticas foram efetivadas, mas não lembro exatamente em que ordem as pratiquei. Após a manhã li um pouco, caminhei mais e meditei mais (praticando o “Sactum Celestial” e atenção à respiração focando o abdômen). Não exercitei o diário. Leitura: reli parcialmente o livro “Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás”, de Kristin Neff; a outra leitura foi parte do “Sex, Ecology, Spirituality: The Spirit of Evolution, Second Edition, Revised”, de Ken Wilber.

Nota: na rotina de costume a caminhada durou apenas cerca de 15 (quinze) minutos, porém à tarde a duração foi de mais 15 (quinze).

Vigésimo Sétimo Dia (11/05/2019 – sábado): levantei dois ou três minutos antes do horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado) - fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização – daí em diante: lanche reforçado, preparação para o dia e agora estou aqui escrevendo o diário.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

HALL, James A. Jung e A Interpretação dos Sonhos: Manual de Teoria e Prática (COLEÇÃO ESTUDOS DE PSICOLOGIA JUNGUIANA POR ANALISTAS JUNGUIANOS). Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Editora Cultrix, 1983.

NEFF, Kristin. Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás. Tradução: Beatriz Marcante Flores. Teresópolis: Lúcida Letra, 2017.

WILBER, Ken. Sex, Ecology, Spirituality: The Spirit of Evolution, Second Edition, Revised. Boston: Shambhala Publications Inc., 2000.

quarta-feira, maio 08, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Vinte e Dois ao Vinte e Quatro

Vigésimo Segundo Dia (06/05/2019 – segunda-feira): levantei cinco ou seis minutos antes do definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado, ontem) – segui para a rotina de costume – sendo que apenas caminhei 15 (quinze) minutos, já que iria fazer e fiz uma caminhada com pausas cerca de vinte minutos de ida e mais uns vinte de volta, de um compromisso. Após a rotina de costume, não lembro, mas provavelmente passei para a rotina de costume 2 e meditação de costume, com visualização depois dela. Não escrevi no diário.

De manhã, mais tarde, meditei com atenção à respiração focando no movimento de contração e descontração do abdômen – senti sonolência durante essa prática, tanto que comecei de olhos fechados, mas os abri no meio do exercício.

Nota: esta meditação com foco na respiração consiste parcialmente da “Meditação 1: Atenção Plena do Corpo e da Respiração” e mais especificamente de boa parte da “Meditação 4: Respiração e Corpo”.

Vigésimo Terceiro Dia (07/05/2019 – terça-feira): levantei dois ou três minutos antes do definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado, anteontem) – fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Preparei para o dia e escrevi parte deste artigo. Não necessariamente nesta ordem, ao longo do resto: li algumas páginas durante o dia, caminhei um pouco mais e meditei mais também.

Vigésimo Quarto Dia (08/05/2019 – quarta-feira): levantei no horário definido para esta semana na Revisão Semanal (feita domingo passado, antes de anteontem) – fiz a rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume e visualização. Preparei para o dia e estou escrevendo parte deste artigo. Senti sonolência neste período da manhã.

Referências

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 1: Atenção plena do corpo e da respiração. Disponível em: <http://www.esextante.com.br/atencaoplena/>. Acessado em 08 de mai. 2019.

Faixa 4: Meditação da Respiração e do Corpo. Disponível em: <http://www.esextante.com.br/atencaoplena/>. Acessado em 08 de mai. 2019.

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção Plena: como encontra a paz em um mundo frenético. Tradução: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

domingo, maio 05, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Dezenove ao Vinte e Um

Décimo Nono Dia (03/05/2019 – sexta-feira): acordei dois ou três minutos antes do definido para esta semana – na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume, mas com apenas 15 (quinze) minutos de caminhada. Ainda de manhã em ordem que não lembro exatamente: comi uma maçã, lanchei de modo reforçado, fiz as afirmações pelo método Coué, levemente modificado, meditação de costume e visualização do dia.

Durante o resto do dia caminhei pausadamente um pouco mais, li e meditei.

Nota: a visualização que iniciei/comeei esta semana consiste em visualizar progressivamente o início do dia até o final, seguido de acordar/despertar no outro dia cedo, com bastante energia, animação e disposição para seguir em frente no/para o dia. Imagino as coisas/atividades dando certo/funcionando e visualizo estando bem e em bom humor.

Vigésimo Dia (04/05/2019 – sábado): acordei dois ou três minutos antes do definido para esta semana – na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz a rotina de costume e rotina de costume 2, passando para meditação de costume, e logo, visualização. Li cerca de 2 (duas) páginas do livro “Spiritual Bypassing: When Spirituality Disconnects Us from What Really Matters“, de Robert Agustus Masters, Ph. D. Lanchei reforçadamente, preparei para o dia e estou aqui escrevendo.

Nota: à noite, ao menos desde que comecei a fazer O Milagre da Manhã tenho praticado meditação de “atenção plena” e, o que considero uma meditação, a prática do “Sanctum Celestial”, um exercício aberto da Antiga e Mística Ordem Rosacruz (AMORC).

Vigésimo Primeiro Dia (05/05/2019 – domingo): acordei um ou dois minutos antes do definido para esta semana – na Revisão Semanal (feita domingo passado) – fiz rotina de costume, rotina de costume 2, meditação de costume, visualização, leitura de algumas páginas de “O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas)” – cerca de seis ou sete minutos -, seguido de lanche reforçado, preparação para o dia e escrita aqui (diário).

Nota I: hoje mudei definitivamente a rotina de costume – as ações continuam as mesmas, mas não a ordem, que agora segue desta forma: acordar, levantar, beber água, lavar o rosto, trocar roupa e caminhar – seguirei essa rotina de costume – com esses passos e ordem - daqui em diante.

Nota II: estou relendo “O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas)”.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

MASTERS, Robert Augustus. Spiritual Bypassing: When Spirituality Disconnects Us from What Really Matters: learning to recognize and tranform the obstacles that keep us from living life fully. Berkeley: North Atlantic Books, 2010.

sábado, maio 04, 2019

Prática de Vida Integral (PVI) - II - Coluna: Minha PVI Atual – Versão 30

Todo primeiro sábado de cada mês, uma versão atualizada da minha Prática de Vida Integral.

Com o passar do tempo, minha PVI, modificou várias vezes. Atualmente - 4 de maio de 2019 - continuo praticando a PVI, com algumas mudanças. Venho falar de algumas práticas que tenho feito nos Módulos Básicos (Corpo, Mente, Sombra e Espírito):

=> Corpo:

- Corpo Físico/Grosseiro:

· Sono: evitar estar no computador uma hora antes de dormir.

· Alongamentos (incluindo "alongamento relaxante"), fortalecimento muscular, caminhadas.

· Comer menos rápido: três refeições por semana.

· Evito doce três vezes por semana. Acrescento a isso, quatro dias da semana em que evito exceder essa ingestão de doce por mais de duas refeições.

· Evito beber água gelada.

· Evito beber 500ml ou mais em uma refeição.

· Evito também frituras.

· Além disso tudo, evito alguns outros alimentos.

=> Mente:

· Leitura diária.

· Escrita (quase diária).

=> Espírito:

· Prática de meditação: de “atenção plena” (“mindfulness”).

· Prática Rosacruz: Sanctum Celestial

=> Sombra:

· Psicoterapia, uma vez por semana.

sexta-feira, maio 03, 2019

5 Livros Nota 5 em 5 – Lista 3

Os livros abaixo estão listados de acordo com a ordem alfabética:

· Chaos Magick: Its Salient Features (Anousen Leonte)

· New Hermetics Course, Phase One, the Novitiate, Lesson 1: The Magical State of Consciousness  (New Hermetics Expanded Course) (Jason Augustus Newcomb)

· New Hermetics Expanded Course, Phase One, the Novitiate, Lesson 3: Breath and Magical Energy (Jason Augustus Newcomb)

· New Hermetics Revised Course, Phase One, the Novitiate, Lesson 0: An Introduction to the Course (New Hermetics Expanded Course) (Jason Augustus Newcomb)

· Sonhos: Uma síntese (Holoplex Livro 2) (Fabio Novo)

quinta-feira, maio 02, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Dezessete e Dezoito

Décimo Sétimo Dia (01/05/2019 – quarta-feira): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditação: cinco, seis minutos. Lanche reforçado, preparação para o dia, seguindo de escrita e postagem neste blog e, agora, escrevendo o diário.

Nota I: daqui em diante chamarei simplesmente a meditação que tenho feito – “Meditação 8: O Espaço de Respiração de três minutos” ou “Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos” – de meditação de rotina, sendo que elas esta sendo feita em cinco ou seis minutos, composta de 1 (um) minuto para cada um destes passos: (1) preparação, (2) observar os pensamentos, (3) observar os sentimentos, (4) observar as sensações, (5) atenção à respiração na região do abdômen e (5) atenção no respirar “com o corpo todo”.

Nota II: alguns dias da semana passada e todos os dias desta semana, até hoje – à noite - utilizei a afirmação Primeira do artigo “O Milagre da Manhã para corretores de imóveis: é a sua hora de brilhar: Afirmações para antes de dormir”. Ele pode ser adquirido na página para o Brasil, do site d’O Milagre da Manhã – deixando seu nome e e-mail e receberá um link em sua caixa de entrada, para acessar e baixar esse artigo.

Nota III: desde que comecei a praticar “O Milagre da Manhã” meditei todos os dias, mas em outro horário, que não de manhã. Quando também fiz meditação de manhã - sobre essa prática matinal - registrei aqui nas postagens deste blog, relativas às esses exercícios.

Endereço da página para o Brasil do “O Milagre da Manhã” (originalmente em inglês: “The Miracle Morning”):

https://www.miraclemorning.com/Brazil/

Décimo Oitavo Dia (02/05/2019 – quinta-feira): hoje fiz diferente – como vou caminhar para ir e voltar de um compromisso o que totalizaria mais de 30 (trinta) minutos (meia hora), não caminhei logo cedo.

Acordei, levantei – um pouco antes do horário definido para isso esta semana -, bebi água, lavei o rosto, fiz as afirmações, meditação de costume, “leitura”, lanche reforçado – incluindo uma maçã -, preparação para o dia, seguida de criação de roteiro para visualização, a visualização em si por 5 (cinco) minutos. E agora escrita do “registro” do dia.

Nota: a “leitura” dita acima entre aspas, consistiu em uma passada rápida, “folheada” do livro “Manual Prática de Mindfulness: (meditação da atenção plena): Um programa de oito semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional“ - em que fiz uma passada rápida por ele para ter uma noção de como está estruturado e lendo trechos de destaque e/ou que chamaram a atenção – uma preparação para a leitura em si.

Referências

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos. Disponível em: <http://www.esextante.com.br/atencaoplena/>. Acessado em 27 de abr. 2019.

TEASDALE, John; WILLIAMS, Mark; ZINDEL, Segal. Manual Prática de Mindfulness: (meditação da atenção plena): Um programa de oito semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional. Tradução: Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Pensamento, 2016.

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção Plena: como encontra a paz em um mundo frenético. Tradução: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.