domingo, junho 23, 2019

Magia do Caos e Magia Integral: os Quatro Modelos Mágickos

A Magia do Caos propõe a existência de Quatro Modelos Mágickos, utilizando da expressão científica de Modelos, que estão como Teorias, modos de explicar o funcionamento de algo. Para ela existem quatro descrições englobadas com os nomes/títulos: Modelo Psicológico, Modelo Energético, Modelo de Espíritos e Modelo Cibernético ou Informacional (HINE, 1996).

Na Teoria Integral temos os Quatro Quadrantes, que estão como quatro dimensões da nossa experiência presente, que são aplicados na Prática de Vida Integral, organizando essas práticas em uma estrutura (framework) maior, assim dando sentido e significado a elas em relação ao todo da Vida (WILBER, 2011).

Os Quatro Modelos se encaixam, de um modo generalizado, com os domínios/dimensões dos Quatro Quadrantes.

Cada situação possui quatro áreas de percepção/perspectivas, a Interior Individual, onde encontramos nossos pensamentos, sentimentos e emoções – por exemplo: quando fazemos uma introspecção -, a Exterior Individual, onde encontramos nosso corpo e os objetos isolados – por exemplo: o cérebro -, a Interiro Coletiva, onde ocorrem nossas trocas de significados linguísticos – que são invisíveis, mas compartilhados – e o Exterior Coletivo, que são as interrelações dos objetos e seres, formando sistemas.

Agora apresentaremos sucintamente os Quatro Modelos Mágickos e suas correspondências com os Quatro Quadrantes:

- Modelo Psicológico: a Magia funciona como processos psicológicos e internos;

- Modelo Energético: a Magia funciona como processos “objetivos” de energia mais “sutil” podendo envolver objetos e seres externos e o nosso próprio corpo “energético”, também chamado aqui de “sutil”;

- Modelo de Espíritos: a Magia funciona pelo intercambio, usualmente intersubjetivo, entre o usuário de Magia e as entidades/seres contactados;

- Modelo Cibernético: a Magia funciona pelo intercambio interobjetivo de informação, entre o usuário de Magia e o mundo externo (objetivo e concreto).

Os Quatro Modelos se encaixam nos Quatro Quadrantes..

.

A questão aqui, na Magia Integral, mesclando a Magia do Caos com ela, está que para cada ato ou efeito de Magia, podemos utilizar um paradigma e/ou entre esses Quatro Modelos, localizados/correspondentes aos Quatro Quadrantes.

clip_image002[1]

Mais sobre Magia do Caos e Magia Integral em: http://integralmagia.blogspot.com.br/2017/11/a-magia-do-caos-e-magia-integral.html

Referências

HINE, Phil. Condensed Chaos: an introduction to chaos magic. Tempe: New Falcon Publications, 2ª. impressão, 1996.

WILBER, Ken; PATTEN, Terry; LEONARD, Adam; MORELLI, Marco. A Prática de Vida Integral: um guia do século XXI para saúde física, equilíbrio emocional, clareza mental e despertar espiritual. Tradução: Carlos Augusto Leuba Salum e Ana Lucia da Rocha Franco. São Paulo: Cultrix, 2011.

Quer saber qual livro ler sobre Teoria e Prática de Vida Integral, Magia ou Psicologia?

Agende uma consulta pelo e-mail: fratermagick@outlook.com

Nenhum comentário: