quinta-feira, dezembro 31, 2020

Algumas Palavras–LXXX–Versão Expansão


Sobre a “iluminação”:


“Antes da iluminação,

Carregar água e cortar madeira.

Depois da iluminação,

Carregar água e cortar madeira.”


- Provérbio Zen Anônimo

quarta-feira, dezembro 30, 2020

Algumas Palavras–LXXIX–Versão Expansão


Sobre o porquê de ler:


“Como ler (se o faz de maneira proficiente ou não) e o que ler não dependerá, inteiramente, da vontade do leitor, mas o porquê da leitura dever ser a satisfação de interesses pessoais. Seja apenas por divertimento ou com alguma objetivo específico, em dado momento, passamos a ler apressadamente. Os indivíduos que, por iniciativa própria, leem a Bíblia, talvez constituam exemplos mais evidentes de leitura com objetivo específico do que os leitores de Shakespeare, no entanto a busca é a mesma. Uma das funções da leitura tem caráter universal. Considero aqui a leitura como hábito pessoal, e não como prática educativa.”


- Harold Bloom, “Como e Por Que Ler”

terça-feira, dezembro 29, 2020

Algumas Palavras–LXXVIII–Versão Expansão


“A energia que se move no corpo parece eletricidade, calor, relaxamento, pulsação, zumbido e formigamento. No entanto, você sente que a energia está perfeitamente bem. A energia já está se movendo dentro de você; você não precisa criar algo que não esteja lá.”


Trecho original:


"Energy moving in the body feels like electricity, warmth, relaxation, pulsing, buzzing, and tingling. However you experience energy is perfectly fine. Energy is moving inside you already; you don’t have to create something that’s not there."


- Lee Holden, curso “Sounds True Presents: Qi Gong for Health and Healing”

segunda-feira, dezembro 28, 2020

Lista de Livros de Transpessoal (Que Li) – Versão 1


- A Psicologia Transpessoal: introdução à nova visão da consciência em Psicologia e Educação (Márcia Tabone)
- A Psicoterapia Transpessoal (Vera Saldanha)
- A Revolução Silenciosa: Autobiografia Pessoal e Transpessoal (Pierre Weil)

- Caminhos do Sucesso: A Conspiração Holística e Transpessoal do Terceiro Milênio: Espiritualidade na Vida, Excelência nas Pessoas, Revolução nas Empresas (Francisco Di Biase e Mário Sérgio F. Rocha)
- Cartografia da Consciência Humana – Pequeno Tratado de Psicologia Transpessoal vol. 1/5 (Pierre Weil, Arthur J. Deikman e Kenneth Ring)

- Ciência, Espiritualidade e Cura: Psicologia Transpessoal e Ciências Holísticas: Uma transformadora síntese da ciência moderna da consciência com as tradições espirituais revelando o poder da mente não-local, da meditação e dos estados alterados de consciência (Francisco Di Biase e Mário Sérgio F. da Rocha)

- Consciência Cósmica: Introdução à Psicologia Transpessoal (Pierre Weil)

- O Projeto Atman: Uma Visão Transpessoal do Desenvolvimento Humano (Ken Wilber)

- Tornar-se Transpessoal: Transcendência e Espiritualidade na Obra de Carl Rogers (Elias Boainain Jr.)

domingo, dezembro 27, 2020

Algumas Palavras–LXXVII–Versão Expansão


Sobre meditação:


"A meditação não é uma competição. Não é uma habilidade complexa que precisa ser aperfeiçoada. A única disciplina envolvida é a prática regular e frequente."


- Mark Williams e Danny Penman, "Atenção plena – Mindfulness: como encontrar paz em um mundo frenético"

sábado, dezembro 26, 2020

Livros Relidos – Versão 7


- A Prática de Vida Integral: Um guia do Século XXI para Saúde Física, Equilíbrio Emocional, Clareza Mental e Despertar Espiritual (Ken Wilber, Terry Patten, Adam B. Leonard e Marco Morelli)
- Atenção Plena para Iniciantes: usando a prática de mindfulness para desenvolver o foco no momento presente, acalmar a mente e transformar sua qualidade de vida (Jon Kabat-Zinn)

- Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Marshall B. Rosenberg)
- Fernão Capelo Gaivota (Richard Bach)

- Integral Communication (Thesis to Graduate School in partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Arts in Mass Communications - Adam B. Leonard)
- Introdução ao Coaching Integral ICI (Paul Anwandter)

Técnicas de Modificação de Comportamento: aplicáveis no lar, na escola e na empresa (Dinah Martins de Souza Campos)

- Tornar-se Pessoa (Carl R. Rogers)

sexta-feira, dezembro 25, 2020

Algumas Palavras–LXXVI–Versão Expansão


“Haverá Professores. Eles chegarão na hora certa, no lugar certo. Porém, não precisam ser pessoas. Os professores podem ser situações, servindo para catalisar e provar mudanças dentro de nós.”


Trecho original:


"There will be Teachers. They will arrive at the right time in the right place. However, they do not have to be people. Teachers can be situations, serving to catalyze and provoke change within us.”


- Antero Alli, “Angel Tech: A Modern Shaman's Guide to Reality Selection”

quinta-feira, dezembro 24, 2020

A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 4: entre os “Quatro Gigantes da Alma: O Medo, A Ira, O Amor, O Dever” - de Mira y López – Parte B


Se você não leu as Partes anteriores, pode ler adiante e de forma independente das outras Partes.


Este artigo se trata de uma resenha do “A Ira - Capítulo VII”, do livro, “Quatro Gigantes da Alma: O Medo, A Ira, O Amor, O Dever”, de Mira y López.

 

O Capítulo começa dizendo que A Ira ou Gigante Rubro, surgiu do Medo, e aparece nas primeiras manifestações de vida na Terra e, na Bíblia, Deus aparece carregado dela.

 

De certo modo a Ira, aparentemente, está como efeito oposto ao Medo, “mas colabora com ele na destruição e no sofrimento” (p. 72) e pode fazer aliança com O Amor e O Dever.

 

Freud associou ao Gigante Rubro “aos 'instintos de morte' ou 'tanicodestrutivos” (p. 73) que pode se direcionar de modo agressivo em direção ao exterior (assassinato) ou interior (suicídio).

 

Em termos e proporções de substâncias, algumas delas reagem perante excitações gastando “calor e energia” (p.73), como os explosivos. Na dimensão celular essa reação chama-se “irritabilidade” e constitui de um processo inflamatório. Essa “irritabilidade” contrasta com a “inatividade”

 

Já indo para um escala em um nível maior, nos animais em uma posição superior, ao invés da presença, a ausência que de alguns estímulos que “irritam” o Ser. Continuando a falar sobre os animais, existe um modo de comportamento, na ascensão da escala das espécies, em que esse “irritar” ocorre sem aparente gatilho ou estímulo “e que, em psicologia, se designa como qualificativo da agressividade.” e complementa dizendo que “Nem todos os seres irritáveis são agressivos, mas todos os agressivos são irritáveis” (p. 74) e inclui os homem nessa última classe, colocando-o como ambicioso e discorre sobre essa ambição humana. Então se associa a Ira, novamente, ao Medo, em situações em que aquele, gera este e detalha que não há o sentir Ira, sem sentir Medo. E que ao depararmos com o limite e o fracasso acontece que a Ira surge e, isso também ocorre, quando recebemos um insulto com alguma veracidade, caso o contrário ela não surgiria. Acrecenta se, então, que ela funciona como uma defesa de outro Gigante associado, o próprio Medo.

 

Já sobre o recém-nascido, não sabemos o que ele expressa durante as expirações inicias, mas sabemos que ele está pronto para incorporar o Gigante Rubro, a Ira, e ele pode ou consegue “estourar” ou “explodir”, por estar como necessário, para ele libertar a sua carga excessiva de energia por meio da ação.

 
Segue-se uma explanação sobre a Ira no desenvolvimento individual, suas várias formas – a Ira, a Cólera e o Rancor – respectivamente de cores vermelha, verde e pálida. Suas muitas intensidades – denominadas da mais leve à mais intensa: o estar decididamente ou com firmeza, o protesto interior ou “shocking” (chocante), a rebelião pessoal, a Ira desenfreada, a Raiva e a Fúria. E o Capítulo encerra com os múltiplos disfarces ou “camuflagens” da Ira - o “impulso reivindicativo” ou “sede de Justiça”, a crítica, a ironia (iro-nia), o humorismo e a soberba –, além de breve expressão sobre oposto do humorismo, o verdadeiro “bom humor” - sendo este ligado ao amor.

 
A próxima resenha – a Parte C relativa a este livro - abordará o Capítulo seguinte do mesmo, o “Quatro Gigantes da Alma: O Medo, A Ira, O Amor, O Dever”, de Mira y López – com o resumo de “Estudo Especial do Ódio - Capítulo VIII”.


Mais sobre raiva?


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 1: na Terapia Cognitivo-Comportamental:


https://aliceunbound.blogspot.com/2020/04/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte.html


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 4: entre os “Quatro Gigantes da Alma: O Medo, A Ira, O Amor, O Dever” - de Mira y López – Parte A:


https://aliceunbound.blogspot.com/2020/12/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte.html


- Algumas Palavras – XLV – Versão Revisada:


https://aliceunbound.blogspot.com/2020/07/algumas-palavras-xlv-versao-revisada.html

quarta-feira, dezembro 23, 2020

Algumas Palavras–LXXV–Versão Expansão


Sobre meditação:


"A meditação não implica aceitar o inaceitável, mas ver o mundo com clareza para ser capaz de tomar atitudes mais sábias para mudar o que precisa ser mudado."


- Mark Williams e Danny Penman, "Atenção plena – Mindfulness: como encontrar paz em um mundo frenético"

terça-feira, dezembro 22, 2020

Algumas Palavras–LXXIV–Versão Expansão


Uma conceituação do que se chama “feitiçaria”:


“Feitiçaria está geralmente entendida como o uso de técnicas e perspectivas mágicas para provocar uma mudança no ambiente material de uma pessoa.”


Trecho original:


"Sorcery is generally understood as the use of magical techniques and perspectives to bring about a change in one’s material environment."


- Phil Hine, “Condensed Chaos: An Introduction to Chaos Magic 2nd ed."

segunda-feira, dezembro 21, 2020

Algumas Palavras–LXXIII–Versão Expansão


“Em contraste com outras perspectivas mágicas, a Magia do Caos não está preocupada com a evasão ou transcendência da vida cotidiana, mas sua transformação, através da re-injeção do maravilhoso na vida cotidiana).”


Trecho original:


"In contrast to other magical perspectives, Chaos Magic is not concerned with the evasion or transcendence of everyday life, but its transformation, through the re-injection of the marvellous into everyday life."


- Phil Hine, "Prime Chaos: Adventures in Chaos Magic"

sexta-feira, dezembro 18, 2020

Algumas Palavras–LXXII–Versão Expansão


"A meditação da atenção plena ensina você a reconhecer lembranças e pensamentos prejudiciais assim que surgirem. Ela o faz se dar conta de que as lembranças não passam de lembranças, e que, portanto, não são reais. Não são você. Você aprende a observar os pensamentos negativos no momento em que surgem e a vê-los evaporar diante de seus olhos. Quando isso ocorre, uma sensação profunda de felicidade e paz o invade."


- Mark Williams e Danny Penman, "Atenção plena – Mindfulness: como encontrar paz em um mundo frenético"

quinta-feira, dezembro 17, 2020

Algumas Palavras–LXXI–Versão Expansão


“GNOSE Relacionado à experiência de Iluminação está o termo Gnose, que pode ser lido em diferentes níveis. Primeiro, Gnose é aquela experiência de 'pico' de não-mente, unidirecionamento ou samadhi que é o ponto alto de qualquer rota para o transe mágico. Em segundo lugar, a Gnose pode ser entendida como Conhecimento do Coração —percepções que são difíceis de expressar em linguagem, mas podem ser apreendida e compartilhadas. Esta é a linguagem secreta da magia: para entender o significado, você tem que passar pela experiência primeiro. Gnose não é meramente o ato de compreensão, é a compreensão que impele a agir de uma certa maneira. Assim, como você trabalha com a magia, a magia atua sobre você. Essa é a natureza do Caos.”


Trecho original:


"GNOSIS Related to the experience of Illumination is the term Gnosis, which can be read on different levels. First, Gnosis is that ‘peak’ experience of no-mind, one-pointedness or samadhi which is the high point of any route into magical trance. Second, Gnosis can be understood as Knowledge of the Heart—perceptions that are difficult to express in language, yet can be grasped and shared. This is the secret language of magic: to grasp the meaning, you have to go through the experience first. Gnosis is not merely the act of understanding, it is understanding which impels you to act in a certain way. Thus as you work with magic, so magic works upon you. Such is the nature of Chaos."


- Phil Hine, "Condensed Chaos: An Introduction to Chaos Magic”

quarta-feira, dezembro 16, 2020

A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 4: entre os “Quatro Gigantes da Alma: O Medo, A Ira, O Amor, O Dever” - de Mira y López – Parte A


Se você não leu as Partes anteriores, pode ler adiante e de forma independente das outras Partes.


Introdução


Inicio aqui uma série de postagens (artigos) que buscam estar como uma resenha de três Capitulos do livro “Quatro Gigantes da Alma: O Medo, A Ira, O Amor, O Dever”, de Mira y López sobre a raiva ou mais propriamente dita no contexo dessa obra – a Ira. Estes Capítulos estão como:


  1. “A Ira - Capítulo VII”

  2. “Estudo Especial do Ódio - Capítulo VIII”

  3. “Catamnese dos Ódio - Capitulo IX”


E serão abordados nessa ordem (seguindo de cima para baixo), com o título acima, seguido de nome da Parte. Estamos aqui na “Parte A” que consiste de uma “Introdução” - à esta minissérie e ao autor referência-, a “Parte B” estará relativa ao Capítulo VII, “Parte C” com base no Capítulo VIII e “Parte D”, a síntese do Capítulo IX.


Uma Nota sobre Emilio Mira y López


Emilio Mira y López foi doutor em Medicina pela Faculdade de Madri, professor, presidente da Sociedade Catalana de Psiquiatria, Vice-Presidente da Associação Espanhola de Neuropsiquiatria, seu destaque ampliou-se para a Psicologia e Psicotécnica. E foi tradutor de obras sobre Psiquiatria, Neurologia e Psicologia.


Sobre a Série mais Ampla de Resenhas


Está série artigos (postagens) faz parte de um grupo maior de textos sobre a temática da raiva, os quais você pode acessar com os links abaixo:


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 1: na Terapia Cognitivo-Comportamental:


http://aliceunbound.blogspot.com/2020/04/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte.html


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 2: no Desvio Espiritual:


http://aliceunbound.blogspot.com/2020/04/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte_23.html


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 3: na Psicossíntese – Parte A:


http://aliceunbound.blogspot.com/2020/04/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte_27.html


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 3: na Psicossíntese – Parte A - O Que Podemos Vir a Ser – de Piero Ferrucci:


http://aliceunbound.blogspot.com/2020/05/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte.html


- A Raiva – Uma Revisão Bibliográfica - Parte 3: na Psicossíntese – Parte B – Psicossíntese: Manual de princípios e técnicas – de Dr. Roberto Assagioli:


http://aliceunbound.blogspot.com/2020/05/a-raiva-uma-revisao-bibliografica-parte_14.html

terça-feira, dezembro 15, 2020

Algumas Palavras–LXX–Versão Expansão


“Como não posso mais ignorar a morte, presto mais atenção à vida.”


Trecho original:


"Because I can no longer ignore death, I pay more attention to life.”


- Treya Killam Wilber citada por Frank Visser, “Ken Wilber: Thought as Passion”

segunda-feira, dezembro 14, 2020

Algumas Palavras–LXIX–Versão Expansão


“O relativismo, nesse sentido, é um argumento para o engajamento com outras culturas, e um esforço para aprender como outra pessoa vê o mundo – com a possibilidade de ser desafiado por ele.”


Trecho original:


"Relativism, in this sense, is an argument for engagement with other cultures, and making an effort to learn how another person views the world—with the possibility of being challenged by it."


- Phil Hine, "Prime Chaos: Adventures in Chaos Magic"

domingo, dezembro 13, 2020

Algumas Palavras–LXVIII–Versão Expansão


“A reestruturação de hábitos e crenças só tende a ter sucesso quando o desejo de superar uma limitação é mais forte do que o desejo de mantê-la.”


Trecho originai:


"Habit and belief restructuring only tends to be successful when the desire to overcome a limitation is stronger than the desire to maintain it."


- Phil Hine, "Condensed Chaos: An Introduction to Chaos Magic

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Algumas Palavras–LXVII–Versão Expansão


"As pessoas são capazes de mudar seu modo de pensar e se comunicar. Elas podem tratar a si mesmas com muito mais respeito e aprender com as próprias limitações sem se odiar." 


- Marshall Rosenberg, “Vivendo a Comunicação Não Violenta: Como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz"

quinta-feira, dezembro 10, 2020

Algumas Palavras–LXVI–Versão Expansão


“Raphael, o que é magia?'

'Hum, a arte de mudar a consciência com vontade. Isso é simples.'

'Não cite Crowley para mim, diga-me o que isso significa para você.'

'Magia é conhecimento. Magia é poder. Magia é a habiliadde de moldar a realidade.'”


Trecho original:


“Raphael, what is magick?'

'Um, the art of changing consciouness with will. That's simple.'

'Don't quote Crowley to me, tell me what it means to you'

'Magick is knowledge. Magick is power. Magick is the ability to shape reality.'”


- “MAGE: The Ascension 1st Ed.”, p. 7

quarta-feira, dezembro 09, 2020

Algumas Palavras–LXV–Versão Expansão


“Grande parte de minha suposta sabedoria vem de cometer erros e aprender com eles. Cometer erros não é um problema; repetir os mesmos velhos erros é um problema e a principal fonte de estupidez. Se você está cometendo novos erros, é provável que esteja aprimorando sua inteligência.”


Trecho original:


“Most of my so-called wisdom comes from making mistakes and learning from them. Making mistakes is not a problem; repeating the same old mistakes is a problem and chief source of stupidity. If your're making new mistakes, odds are you are problably advancing your intelligence.”


- Antero Alli, “Angel Tech: A Modern Shaman's Guide to Reality Selection – Third Revised Edition”, p. 14

domingo, dezembro 06, 2020

Algumas Palavras–LXIV - Versão Expansão


“É incrível a maneira como assuntos, aparentemente sem ligação, se conectam. Atingi mais um platô e, desde então, as correntes das diferentes disciplinas parecem mais próximas umas das outras, como se saíssem de uma única fonte.”


- Daniel Keyes, “Flores Para Algernon”

sábado, dezembro 05, 2020

Prática de Vida Integral (PVI) - II - Coluna: Minha PVI Atual – Versão 49


Todo primeiro sábado de cada mês, uma versão atualizada da minha Prática de Vida Integral.


Com o passar do tempo, minha PVI, modificou várias vezes. Atualmente – 5 de dezembro de 2020 - continuo praticando a PVI, com algumas mudanças. Venho falar de algumas práticas que tenho feito nos Módulos Básicos (Corpo, Mente, Sombra e Espírito) e Módulos Auxiliares - (Magia), (Sistemas) e (MetaPrática):


Módulos Básicos

=> Corpo:

- Corpo Físico/Grosseiro:

  • Tomar água logo após acordar, seguida de lavar o rosto. Prática Auxiliar: logo antes de dormir, verificar se tem água no copo, para tomar ao acordar. Se não tiver, colocar água nele.

  • Sono: evitar estar no computador uma hora antes de dormir.

  • Alongamentos (incluindo "alongamento relaxante"), fortalecimento muscular, caminhadas.

  • Evito doce duas vez por semana. Acrescento a isso, cinco dias da semana em que evito exceder essa ingestão de doce por mais de uma refeição.

  • Evito beber água gelada.

  • Evito beber 500ml ou mais em uma refeição.

  • Evito pão não-integral, prefiro pão integral.

  • Evito queijos amarelos, prefiro queijos brancos.

  • Evito também frituras.

  • Além disso tudo, evito alguns outros alimentos.


=> Mente:

  • Leitura diária.

  • Escrita diária: Monitoramento das Práticas.


=> Espírito:

  • Prática de meditação: de “atenção plena” (“mindfulness”) - prática formal diária (mínimo de um total de 30 minutos).


=> Sombra:

  • Psicoterapia, uma vez por semana.


Módulos Auxiliares

=> Magia

  • Relaxamento: Relaxe pela Respiração Profunda* (mínimo de 5 minutos por dia).

=> Sistemas:

  • Evitar usar canudo (para beber).


=> MetaPrática:

  • Monitoramento das Práticas – diariamente.


* Em inglês no original nomeado de “Relax by Deep Breathing” – de acordo com as instruções de Andrieh Vitimus no livro “Hands-On Chaos Magic: Reality Manipulation Through the Ovaki Current”.


Quer saber sobre as práticas no mês passado (novembro/2020)?


http://aliceunbound.blogspot.com/2020/11/pratica-de-vida-integral-pvi-ii-coluna.html

sexta-feira, dezembro 04, 2020

Algumas Palavras – LXIII – Versão Revisada


“Para ver um Mundo em um Grão de Areia

E o Céu em uma Flor Selvagem

Segurar o Infinito na palma de sua mão

E a Eternidade em uma hora”


Trecho original:


“To see a World in a Grain of Sand

And a Heaven in a Wild Flower

Hold Infinity in the palm of your hand

And Eternity in an hour”


- William Blake

quarta-feira, dezembro 02, 2020

Revistas Lidas–Versão 8


Mente Cérebro - Psicologia/Psicanálise/Neurociência


- Coleção: Memória da Psicanálise

- 1. Freud: e O Despertar do Inconsciente
- 2. Jung: A Psicologia Analítica e O Resgate do Sagrado

- 3. Melanie Klein: A Ampliação dos Limites da Vida Psíquica


- Coleção: Psicoterapias: compare e escolha as diferentes práticas clínicas

- Psicoterapias, 1: Psicanálise freudiana (Nelson da Silva Jr.), Psicologia analítica (Santina Rodrigues) e Psicoterapias Corporais (Ricardo Rego e Paulo Albertini)

- Psicoterapias, 2: Psicanálise: Klein e Winnicott (Gilberto Safra), Analítico-Comportamental (Joana Singer Vermes, Denis Roberto Zamignani e Sonia Beatriz Meyer) e Terapias Cognitivas (Luciane Bizari)

- Psicoterapias, 3: Psicanálise de orientação lacaniana (Christian Ingo Lenz Dunker), Gestalt-terapia (Lilian Meyer Frazão), Fenomenologia e Daseianalyse (Maria Beatriz Cytrynowicz)


- Edições Especiais

- Cérebro em Movimento, no. 44, 2014


Natuemag: mais equilíbrio e bem-estar

- Edição Nov/Dez – 2015


revista do Minas

- No. 172 – Janeiro de 2020 – ano XV