Se você não leu as Partes anteriores, pode ler adiante e de forma independente da Primeira Parte e Segunda Parte
A Psicossíntese e Roberto Assagioli
A Psicossíntese foi criada por Roberto Assagioli (1888-1974), um psiquiatra italiano, que incluiu a Espirtualidade em seu trabalho psicoterapêutico[1], recebendo influência da Psicanálise - criada por Sigmund Freud (1856-1939) - e da Psicologia Analítica – criada por Carl Gustav Jung (1875-1961) – sendo essa última psicologia, chamada popularmente de “psicologia junguiana”.
A Psicossíntese em síntese está como:
um método de desenvolvimento psicológico e auto-realização para aqueles que se recusam a permanecer escravos dos seus próprios fantasmas interiores ou das influências externas, que não se deixam submeter passivamente à atuação das pressões psicológicas que se carregam dentro de si, e que estão determindados a se tornarem os mestres de sua própria vida (ASSAGIOLI citado por PARFITT, 1990, p.11).
E este trecho complementa, considerando-a como:
um tipo específico de psicoterapia e, contudo, ainda é mais do que simples psicoterapia. É um conjunto de técnicas e exercícios elaborados que nos auxiliam a deixar o que não desejamos em nossa vida, aproximando-nos do que mais almejamos. Não se baseia unicamente em teorias, mas é um método que integra princípios e técnicas de muitos outros sistemas direcionados ao crescimento pessoal (PARFITT, 1990, p.11).
Livros sobre Psicossíntese e A Raiva
Abordaremos aqui dois livros sobre Psicossíntese, que contempla o tema da “raiva” - “O Que Podemos Vir a Ser”, de Piero Ferrucci, e o “Psicossíntese: Manual de Princípios e Técnicas”, do próprio Roberto Assagioli. Esses dois autores, assim como a parte anterior deste artigo - “Parte 2: no Desvio Espiritual”-, possui uma visão espiritualista.
Esta parte, a “Parte A” funciona como uma “Introdução” à Psicossíntese”, já a “Parte B'”, está estruturada como uma resenha do livro de Piere Ferrucci e a “Parte C”, faz o mesmo, mas com o livro, citado acima, de Roberto Assagioli.
Nisso a “Parte B” tem como fonte o Capítulo “7. TIGRES EM FÚRIA: Os usos e abusos da agressão”, do respectivo livro. A “Parte C”, usa como base parte do “Capítulo IV”, também, do respectivo livro.
Uma Nota sobre Piero Ferrucci
Piero Ferrucci está como psicólogo, psicoterapeuta e filósofo. Estudou com o criador da Psicossíntese e escreveu diversos outros livros: “Graça Inevitável”, “O Que as Crianças nos Ensinam”, “O Poder da Gentileza”, “Beleza e a Alma” e “Sua Vontade Interna” - escritos de modo “solo” - e o “A Criança dos Seus Sonhos” - com Laura Huxley – e editou, com Aldous Huxley: “A Situação Humana” - todos esses títulos de livros foram traduzidos do inglês – pelo autor deste artigo.
Ferrucci foi sobrinho de Laura Huxley e Aldous Huxley. Vive em Florença, na Itália, com sua esposa e dois filhos.
[1] Considerada assim, por essa inclusão, uma abordagem de Psicologia Transpessoal, aquela psicologia que estuda os estados “além do pessoal”, que transcedem o pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário