terça-feira, abril 30, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Quatorze ao Dezesseis

Décimo Quarto Dia (28/04/2019 – domingo): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditei os 5 (cinco) minutos, com 1 (um) de preparação. Depois li 5 (cinco) páginas do livro “A Tríade do Tempo”, lanchei de forma mais reforçada, preparei para o dia e estou aqui escrevendo esta artigo:o diário.

Nota I: para quem leu o último artigo do “registro diário”, percebeu que falei da meditação chamada “Meditação 8: O Espaço de Respiração de três minutos” ou “Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos” e, talvez, tenha se perguntado o por quê de estar fazendo cinco, seis minutos, e não três. A ideia está que essa meditação pode durar o quanto quiser ou for adequado, tanto menos do que 3 (três) minutos, quanto mais. Tanto menos que cinco ou seis minutos ou até mais. Ele se baseia na ideia de 3 (três) passos/etapas/instruções: (1) observar os pensamentos, seguida de um tempo para observar os sentimentos e depois observar as sensações – e os próximos “movimentos”: (2) atenção à respiração na região do abdômen e (3) atenção no respirar “com o corpo todo”.

No caso, faço 1 (um) minuto de preparação, 3 (minutos) do primeiro “movimento”, sendo dedicado um a observar os pensamentos, outro aos sentimentos, e mais outro, as sensações. Logo depois, faço o segundo “movimento” – também com duração de 1 (um) minuto, terminando com o terceiro “movimento”, respirar “com o corpo todo” – o minuto final.

Retornando a questão do tempo dedicado a essa meditação, podemos perceber que essa faixa de áudio possui 4 minutos 1 segundo e não somente 3 (três) minutos.

Décimo Quinto Dia (29/04/2019 – segunda-feira): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditei os 5 (cinco) minutos, com 1 (um) de preparação. Não lembro se li algo, antes de me preparar para o dia. Não fiz nenhuma “visualização” até o dia de hoje, dentro da proposta d’O Milagre da Manhã. Também não escrevi no diário. Além disso acordei 1 (um) minuto antes de planejado.

Décimo Sexto Dia (30/04/2019 – terça-feira): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditei os 5 (cinco) minutos, com 1 (um) de preparação. Não fiz nenhuma “visualização”. Preparei para o dia, fiz um lanche reforçado e estou escrevendo este artigo: o diário. Além disso acordei 2 (dois) minutos antes de planejado.

Referências

BARBOSA, Christian. A Tríade do Tempo: Um modelo comprovado para organizar sua vida e aumentar sua produtividade e equilíbrio. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos. Disponível em: <http://www.esextante.com.br/atencaoplena/>. Acessado em 27 de abr. 2019.

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção Plena: como encontra a paz em um mundo frenético. Tradução: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

Nenhum comentário: