terça-feira, abril 30, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Quatorze ao Dezesseis

Décimo Quarto Dia (28/04/2019 – domingo): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditei os 5 (cinco) minutos, com 1 (um) de preparação. Depois li 5 (cinco) páginas do livro “A Tríade do Tempo”, lanchei de forma mais reforçada, preparei para o dia e estou aqui escrevendo esta artigo:o diário.

Nota I: para quem leu o último artigo do “registro diário”, percebeu que falei da meditação chamada “Meditação 8: O Espaço de Respiração de três minutos” ou “Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos” e, talvez, tenha se perguntado o por quê de estar fazendo cinco, seis minutos, e não três. A ideia está que essa meditação pode durar o quanto quiser ou for adequado, tanto menos do que 3 (três) minutos, quanto mais. Tanto menos que cinco ou seis minutos ou até mais. Ele se baseia na ideia de 3 (três) passos/etapas/instruções: (1) observar os pensamentos, seguida de um tempo para observar os sentimentos e depois observar as sensações – e os próximos “movimentos”: (2) atenção à respiração na região do abdômen e (3) atenção no respirar “com o corpo todo”.

No caso, faço 1 (um) minuto de preparação, 3 (minutos) do primeiro “movimento”, sendo dedicado um a observar os pensamentos, outro aos sentimentos, e mais outro, as sensações. Logo depois, faço o segundo “movimento” – também com duração de 1 (um) minuto, terminando com o terceiro “movimento”, respirar “com o corpo todo” – o minuto final.

Retornando a questão do tempo dedicado a essa meditação, podemos perceber que essa faixa de áudio possui 4 minutos 1 segundo e não somente 3 (três) minutos.

Décimo Quinto Dia (29/04/2019 – segunda-feira): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditei os 5 (cinco) minutos, com 1 (um) de preparação. Não lembro se li algo, antes de me preparar para o dia. Não fiz nenhuma “visualização” até o dia de hoje, dentro da proposta d’O Milagre da Manhã. Também não escrevi no diário. Além disso acordei 1 (um) minuto antes de planejado.

Décimo Sexto Dia (30/04/2019 – terça-feira): rotina de costume e rotina de costume 2. Meditei os 5 (cinco) minutos, com 1 (um) de preparação. Não fiz nenhuma “visualização”. Preparei para o dia, fiz um lanche reforçado e estou escrevendo este artigo: o diário. Além disso acordei 2 (dois) minutos antes de planejado.

Referências

BARBOSA, Christian. A Tríade do Tempo: Um modelo comprovado para organizar sua vida e aumentar sua produtividade e equilíbrio. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos. Disponível em: <http://www.esextante.com.br/atencaoplena/>. Acessado em 27 de abr. 2019.

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção Plena: como encontra a paz em um mundo frenético. Tradução: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

segunda-feira, abril 29, 2019

5 Livros Nota 5 em 5 – Lista 2

Os livros abaixo estão listados de acordo com a ordem alfabética:

· Atenção Plena para Iniciantes: Usando a prática de mindfulness para desenvolver o foco no momento presente, acalmar a mente e transformar sua qualidade de vida (Jon Kabat-Zinn)

· Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás (Kristin Neff)

· Full Catastrophe Living: Using the Wisdom of Your Body and Mind to Face Stress, Pain, and Illness – Revised and Updated (Jon Kabat-Zinn)

· Mindfulness em Oito Semanas: Um plano simples e revolucionário para iluminar sua mente e trazer serenidade para sua vida. (Michael Chaskalson)

· Terapia Cognitiva-Comportamental para Leigos (Rhena Branch e Rob Wilson)

domingo, abril 28, 2019

5 Livros Nota 5 em 5 – Lista 1

Os livros abaixo estão listados de acordo com a ordem alfabética:

· A Prática de Vida Integral: um guia do século XXI para saúde física, equilíbrio emocional, clareza mental e despertar espiritual (Ken Wilber, Terry Patten, Adam Leonard, Merco Morelli)

· Introdução ao Coaching Integral ICI (Paul Anwandter)

· No Boudary: Eastern and Western Approaches to Personal Growth (Ken Wilber)

· The Fourth Turning: Imagining the Evolution of an Integral Buddhism (Ken Wilber)

· The Religion of Tomorrow: A Vision for the Future of The Great Traditions – More Inclusive, More Comprehensive, More Complete (Ken Wilber)

sábado, abril 27, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Doze ao Treze

Décimo Segundo Dia (26/04/2019 – sexta-feira): rotina de costume – só que caminhei apenas uns 15 (quinze) minutos. Ao chegar em casa: maça e afirmações. Não escrevi no diário e nem caminhei mais em outro horário do dia.

Nota: não lembro se ontem (26/04/2019 – sexta-feira) ou qual dia anterior, mas de qualquer modo, nesta semana inicie o dia (acordar e levantar), cinco minutos antes do que da meta de horário para acordar.

Décimo Terceiro Dia (27/04/2019 – sábado): rotina de costume, seguida de rotina de costume 2. Depois, meditei cinco minutos, li três páginas do livro “A Tríade do Tempo: Um modelo comprovado para organizar sua vida e aumentar sua produtividade e equilíbrio” - de Christian Barbosa -, preparei para o dia e estou escrevendo o diário – este artigo.

Nota: a meditação que tenho feito durante a prática do O Milagre da Manhã, pode ser encontrada na página abaixo, com o nome de “Meditação 8: O Espaço de Respiração de três minutos”:

http://www.esextante.com.br/atencaoplena/

Tenho feito essa meditação, sem o áudio, sendo que faço um minuto para cada um destes passos/instruções/etapas: (1) preparação, (2) observar os pensamentos, (3) observar os sentimentos, (4) observar as sensações, (5) atenção à respiração na região do abdômen e (5) atenção no respirar “com o corpo todo”.

Referências

BARBOSA, Christian. A Tríade do Tempo: Um modelo comprovado para organizar sua vida e aumentar sua produtividade e equilíbrio. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos”. Disponível em: <http://www.esextante.com.br/atencaoplena/>. Acessado em 27 de abr. 2019.

WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção Plena: como encontra a paz em um mundo frenético. Tradução: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.

quinta-feira, abril 25, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Dez ao Onze

Décimo Dia (24/04/2019 – quarta-feira): rotina de costume – alterada a ordem levemente – de modo definitivo mudei o ritual: ao invés de antes de lavar o rosto colocar o tênis, colocá-lo somente depois dessa atividade.

Caminhada e afirmações. Não escrevi no diário.

Nota: a partir daqui começarei a reduzir a trajetória após a rotina de costume, ao nome de rotina de costume 2, que por sua vez inclui no mínimo: término da caminhada, alimentar-me de uma maça e fazer as afirmações.

Décimo Primeiro Dia (25/04/20919 – quinta-feira): desde esta descrição não descreverei mais a alteração de ordem na rotina de costume, escrerei resumidamente com rotina de costume. Rotina de costume 2. Seguida dessa segunda rotina, fiz uma meditação de cinco minutos – preciso verificar a sequência correta dos passos/instruções dessa meditação.

Meditei, preparei para o dia, e escrevi parte deste artigo.

Nota: para aqueles que queiram compreender as afirmações que tenho feito, faço neste padrão:

“Todos os dias, de todos os pontos de vista, vou cada vez melhor, melhor e melhor.”

“Todos os dias, de todos os pontos de vista, você vai cada vez melhor, melhor e melhor.”

“Todos os dias, de todos os pontos de vista, ______ vai cada vez melhor, melhor e melhor.”

- repetido vinte vezes e contando nos nós de um barbante.

Para explicar o porquê de utilizar dessa forma, remeto ao basicamente ao método Coué, explicado na postagem passada, “O Milagre da Manhã – Minha Leitura e Prática”, neste blog.

Já diante do método da Hipnose Ericksoniana, uso esse esquema de afirmação de acordo com a técnica de “semear”, na qual se repete uma palavra, enfatizando a várias vezes e “enterrando” no contexto do transe que está sendo feito – por isso a repetição em geral (as vinte vezes das três afirmações como um todo) e da palavra melhor.

Bibliografia

ADLER, Stephen Paul. Hipnose Ericksoniana: Estratégias para a Comunicação Efetiva. Tradução. Ana Teresinha Passarella Coelho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

COUÉ, Émile. O Domínio de Si Mesmo pela Auto-Sugestão Consciente: TEXTO INTEGRAL. Tradução: Humberto Bevilácqua. São Paulo: Editoro Martin Claret, 2002.

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

terça-feira, abril 23, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Sete ao Nove

Nota: nesta primeira semana d’O Milagre da Manhã, estabeleci o que chamarei daqui em diante de rotina de costume, que consiste na essência do que costumo fazer logo ao acordar: levantar, beber um pouco de água, colocar calça e tênis, lavar o rosto (tanto para limpeza, quanto para despertar mais), vestir uma blusa e sair para caminhar. Para não precisar repetir isso tudo que está escrito neste parágrafo, sempre que eu fizer esses “passos” essenciais, designarei de forma curta e somente nomeando de rotina de costume. Apesar, disso ela está aberta a outras pequenas atividades que podem ocorrer ou não no período dessa rotina, como pentear os cabelos.

Sétimo Dia (21/04/2019 – domingo): hoje iniciei com a rotina de costume, voltei para casa e comi uma maçã, fiz as afirmações e li cinco páginas do livro, “O Domínio de Si Mesmo pela Auto-Sugestão Consciente“, de Émile Coué. Lanchei, de forma mais reforçada, preparei-me para o resto do dia, liguei o computador e estou a fazer o registro (“diário”).

Nota: Percebi que estava fazendo as afirmações com base em Coué, com base na frase do modo como está na Wikipédia e não como está nesse livro. Abaixo coloco as frases demonstrando o contrasta se:

Wikipédia: “Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor.”

Livro: “Todos os dias, de todos os pontos de vista, vou cada vez melhor.”

Oitavo Dia (22/04/2019 – segunda-feira): rotina de costume – seguida de caminhada – cerca trinta minutos - e afirmações – cerca de cinco ou seis minutos. Não lembro bem, mas entre a caminhada e as afirmações, acho que comi uma maçã. Não escrevi no diário.

Nota: o tempo base que uso para caminhada tem sido cerca de trinta minutos e tenho meditados todos esses dias (dispostos acima neste artigo), mas em outro horário.

Nono Dia (23/04/2019 – terça-feira): rotina de costume – alterada a ordem levemente. Caminhada, maçã e afirmações. Logo após isso, estou aqui escrevendo no diário.

Referências

COUÉ, Émile. O Domínio de Si Mesmo pela Auto-Sugestão Consciente: texto integral. Tradução: Humberto Bevilácqua. São Paulo: Editoro Martin Claret, 2002.

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

WIKIPÉDIA. Émile Coué . Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:ElectronPdf&page=%C3%89mile+Cou%C3%A9&action=show-download-screen> Acessado em: 21 mar. 2019.

domingo, abril 21, 2019

Pequenas Dicas - VI

Passo 4: beba um copo cheio de água

É crucial que a primeira coisa que você faça seja se hidratar toda manhã. Depois de seis a oito horas sem água, você vai estar moderadamente desidratado, e a desidratação provoca cansaço. Muitas vezes, quando as pessoas estão cansadas – em qualquer horário do dia -, só precisam é de mais água, não de mais sono.

Começe pegando um copo d’água (ou você pode fazer o que eu faço: encha-o na noite anterior para que já esteja ali de manhã), e beba o mais rápido que conseguir. O objetivo é reidratar seu corpo e sua mente tão logo possível, para repor a água da qual você foi privado durante as horas que passou dormindo.

Quando você bebe um copo d’água e se hidrata, seu Nível de Motivação ao Acordar passas se NMA-3 ou NMA-4 para NMA-4 ou NMA-5.”

- Hal Elrod, “O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas)”

sábado, abril 20, 2019

O Milagre da Manhã – Dias Quatro à Seis

Quarto Dia (18/04/2019 – quinta-feira): despertei antes do alarme e do horário definido e resolvi levantar da cama antes e logo fiz o ritual – acordar, beber e caminhar.

Ao caminhar comecei a sentir dor, após um seis minutos, decidi parar e voltei para casa. Chegando da rua, aproveitei para continuar as práticas – depois de me alimentar com uma maçã: fiz as afirmações e segui lendo quinze páginas do material d’O Milagre da Manhã.

Passei um breve momento navegando na internet, lanchei e estou agora escrevendo o diário.

Quinto Dia (19/04/2019 – sexta-feira): levantei uns doze a treze minutos antes do horário programado. Caminhei cerca de quinze minutos[1] - à tarde caminhei mais quinze-, voltei para casa, comi uma maçã, li uma página, dediquei-me as afirmações (cerca de cinco à seis minutos) e li um pouco mais. Não escrevi nada no diário.

Sexto Dia (20/04/2019 – sábado): coloquei o despertador para dez minutos antes do que nos dias que comecei O Milagre da Manhã e acordei mesmo assim, levantei – seguindo o que fiz no dia anterior também como neste dia: beber, colocar roupa de sair (calça e tênis), lavar o rosto e sair.

A dor novamente apareceu no início da caminhada, então “estacionei” após oito minutos. Logo, comi uma maçã, pratiquei a afirmação 20 vezes, li uma parte do material do site de O Milagre da Manhã (cerca de sete páginas) e passei para aplicação do diário.

Nota: todos os dias desde que comecei a práticas d’O Milagre pratiquei meditação (uma das possíveis práticas do “silêncio”), mas não durante a manhã.

Bibliografia

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

REIS, Marco Paulo; ROSA, Fabio; GOMES, Emerson; DE OLIVEIRA, César A. Caminhada Já!: os segredos para qualquer pessoa fortalecer o coração, relaxar e enxugar a barriga. São Paulo: Ed. Abril, 2010.


[1] Segundo a OMS com 30 minutos de caminhada, cinco vezes por semana, deixamos de estar como sedentários. Pode se dividir essa atividade por duas sessões de 15 minutos, cada. Para isso primeiro precisa se vencer a inércia, que será grande, mas você pode conseguir esse prodígio acordando mais um pouco cedo (REIS, ROSA, GOMES e OLIVEIRA, 2010, p. 14-5).

sexta-feira, abril 19, 2019

5 Vídeos sobre Leitura

1 - 5 SEGREDOS PARA LER MAIS

Canal: Ler Antes de Morrer

https://www.youtube.com/watch?v=Y67JAGsWBIg

2 - 7 TÉCNICAS PARA LER MAIS DE 1 LIVRO POR SEMANA | Evinis Talon

Canal: Evinis Talon

https://www.youtube.com/watch?v=rqYpe4Ejgu0

3 - Como criar o HÁBITO DE LER | SejaUmaPessoaMelhor

Canal: SejaUmaPessoaMelhor

https://www.youtube.com/watch?v=xRGcL_7eTWc

4 - Como escolher um livro para ler | SejaUmaPessoaMelhor

Canal: SejaUmaPessoaMelhor

https://www.youtube.com/watch?v=xItKz8REmpw

5 - COMO LEIO TANTO & DICAS PARA LER MUITOS LIVROS

Canal: Estante Quadrada

https://www.youtube.com/watch?v=pRxQjoJ2Nrc

quinta-feira, abril 18, 2019

O Milagre da Manhã – Minha Leitura e Prática

No final do mês passado comprei o livro “O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas)”, de Hal Elrod.

Ontem (16/04/2019 – terça-feira) terminei de lê-lo – livro que consiste de 246 páginas. A leitura iniciou devagar e achei um pouco chato, repetitivo e inútil, portanto, quando fui chegando mais longe no livro, acelerei a leitura por perceber conteúdo muito relevante e significativo e terminei rapidamente a leitura. Para mim as partes boas do livro, compensam as ruins, tanto que considerei o livro nota 5 em 5.

Já no “Capítulo 5: A estratégia de cinco passos à prova de soneca para despertar” – comecei a praticar algo, lendo em um dia os exercícios e imediatamente na manhã do outro dia efetivei algumas práticas sugeridas no livro.

Primeiro Dia (15/04/2019 – segunda-feira): o resultado foi instantâneo, acordei mais cedo, logo tomei um copo d´água com sugerido, coloquei roupa para caminhar e fui fazer esse exercício físico, o que por sua vez, me animou e despertou, energizando para o dia.

Segundo Dia (16/04/2019 – terça-feira): repeti o programa – acordar, beber e caminhar – e uma pessoa já notou que estou em outro ritmo e que “não parei” durante o dia. Estou me sentindo com mais vigor e mais energizado também.

Neste Segundo Dia me preparei e ensaiei para fazer as afirmações e terminei de ler o livro.

Terceiro Dia (17/04/2019 – quarta-feira): continuei a rotina – acordar, beber e caminhar -, seguida de um rápido e leve lanche – uma maçã. Após isso, ainda na primeira hora do dia, iniciei a prática das afirmações – usando como base a frase de Émile Coué: “Todos os dias, de todos os pontos de vista, eu vou cada vezes melhor.” Na adaptação da afirmação de Coué que fiz, usei três frases, sendo-as em primeira, segunda e terceira pessoa – contando em um barbante em que fiz vinte nós, cada uma para cada uma das 20 repetições dessas três frase.[1]

Mais ou menos, no meio desse dia comecei a prática de registro (“diário”), o qual consistiu em um esboço deste artigo.

Nota: A cada dia ficou mais fácil acordar no horário planejado e não lembro bem qual dia e em que ordem fiz - o lavar o rosto -, antes de sair para a caminhada, me ajudou a despertar.

Bibliografia

COUÉ, Émile. O Domínio de Si Mesmo pela Auto-Sugestão Consciente: texto integral. Tradução: Humberto Bevilácqua. São Paulo: Editoro Martin Claret, 2002.

ELROD, Hal. O Milagre da Manhã: o segredo para transformar sua vida (antes da 8 horas). 1. ed. Tradução: Marcelo Schild; Patrícia Azeredo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

WILBER, Ken; PATTEN, Terry; LEONARD, Adam; MORELLI, Marco. A Prática de Vida Integral: um guia do século XXI para saúde física, equilíbrio emocional, clareza mental e despertar espiritual. Tradução: Carlos Augusto Leuba Salum e Ana Lucia da Rocha Franco. São Paulo: Cultrix, 2011.


[1] A ideia do nó, da frase e da quantidade de repetições foi com fundamento em Coué (2002, p. 39). Já a ideia de fazê-las nas três pessoas, veio do livro “A Prática de Vida Integral” (WILBER, 2011, p. 322-3). Nota I: Ken Wilber foi o meta-autor desse livro. Nota II: Recomendo a leitura desse livro de Ken Wilber, incluindo o conteúdo dele relativo às afirmações.

sábado, abril 06, 2019

Prática de Vida Integral (PVI) - II - Coluna: Minha PVI Atual – Versão 29

Todo primeiro sábado de cada mês, uma versão atualizada da minha Prática de Vida Integral.
Com o passar do tempo, minha PVI, modificou várias vezes. Atualmente - 6 de abril de 2019 - continuo praticando a PVI, com algumas mudanças. Venho falar de algumas práticas que tenho feito nos Módulos Básicos (Corpo, Mente, Sombra e Espírito):

=> Corpo:

- Corpo Físico/Grosseiro:

  • Alongamentos (incluindo "alongamento relaxante"), fortalecimento muscular, caminhadas.

  • Comer menos rápido: duas refeições por semana.

  • Evito beber 500ml ou mais em uma refeição.

  • Evito também frituras.

  • Além disso tudo, evito alguns outros alimentos.

- Corpo Sutil:

  • Recebendo tratamento de acupuntura.

=> Mente:

  • Leitura diária.

=> Espírito:

  • Prática de meditação: de “atenção plena” (“mindfulness”).

=> Sombra:

  • Psicoterapia, uma vez por semana.