segunda-feira, agosto 09, 2021

Algumas Palavras–CXLX–Versão Expansão


"Sobretudo as primeiras tentativas de Freud, em busca do método de análise e de interpretação dos sonhos, formam fatores decisivos para a minha compreensão das formas de expressão esquizofrênicas. Já em 1900 lera a Interpretação dos sonhos, de Freud. Mas eu pusera o livro de lado, pois ainda não o compreendia. Com 25 anos minha experiência era insuficiente para examinar as teorias de Freud; só mais tarde isso foi possível. Em 1903, retomei a Interpretação dos sonhos e descobri a relação que havia entre essa obra e minhas próprias ideias. O que mais me interessava nela era, em primeiro lugar, a utilização no domínio do sonho da noção de “mecanismo do recalque”, emprestada à psicologia das neuroses. A importância que eu atribuía a ela se ligava ao fato de encontrar frequentemente recalques no curso de minhas experiências de associações; a certas palavras indutoras, os pacientes não encontravam resposta associativa ou davam-na somente depois de um tempo de reação prolongado. Pareceu-me logo que tal perturbação se produzia cada vez que a palavra indutora tocava uma dor moral ou um conflito. Na maior parte das vezes, o doente não tinha consciência disso e quando eu o interrogava sobre a causa dessa perturbação, ele respondia num tom muitas vezes bastante artificial. A leitura de Interpretação dos sonhos de Freud ensinou-me que o mecanismo do recalque atuava nesses casos, e os fatos que eu observara concordavam com a sua teoria. Eu podia apenas confirmar suas explicações."


- Carl Gustav Jung, “Memórias, Sonhos, Reflexões"

Nenhum comentário: