“Acho que Pound me influenciou quase tanto quanto Joyce. Juntos, eles me convenceram de que nosso século estava passando por tantas mudanças radicais simultaneamente que as técnicas da literatura, como as outras artes, tivereram que se tornar 'experimentais' para capturar as ordens e magnitudes das rupturas e descobertas que estávamos experimentando – rupturas de velhos túneis de realidade, descobertas para novas formas de orquestrar nossas percepções. O que Joyce fez com a prosa e Pound com a poesia, na minha opInião, tornou essas artes contemporâneas, assim como a física quântica e os filmes que gostei. Eles quebraram a ordem linear em fragmentos luminosos – quanta – que remontaram em totalidades sinérgicas, como um design de Bucky Fuller. Para lê-los, involve sair da ordem sujeito-predicado para os modos de pensamentos que você encontra no cálculo diferencial ou nas montagens de diretores com Welles, Eisenstein, Kurosawa.”
Trecho original:
"I think Pound influenced me almost as much as Joyce. Together, they convinced me that our century was going through so many radical changes simultaneously that the techniques of literature, like the other arts, had to become “experimental” in order to capture the orders and magnitudes of the breakdowns and breakthroughs we were experiencing — breakdowns of old reality-tunnels, breakthroughs to new ways of orchestrating our perceptions. What Joyce did to prose and Pound did to poetry, in my opinion, made those arts contemporary with both quantum physics and the films I liked. They had broken linear order into luminous fragments — quanta — which they reassembled into synergetic wholes, like a Bucky Fuller design. To read them involved stepping outside subject-predicate order into the modes of thought you find in differential calculus or in the montages of directors like Welles, Eisenstein, Kurasawa."
- Robert Anton Wilson, “Cosmic Trigger II: Down to Earth”, p. 39
Nenhum comentário:
Postar um comentário