Este artigo foi escrito há mais tempo, mas não consegui identificar a data exata em que o foi.
Aqui apresento o livro “Spiritual Bypassing: when spirituality disconnect us from what really matters”, de Robert Augutus Masters, um psicoterapeuta ligado à espiritualidade, que escreveu outra boa obra, o “Neurolinguagem”.
“Desvio espiritual”, como traduzi, “spiritual bypassing” - termo cunhado por John Welwood -, que significa: “o uso de práticas ou crenças espirituais para fugir do lidar com sentimentos de sofrimento, feridas não resolvidas e necessidades de desenvolvimento.”.
Tive a intenção de ler esse livro, pois percebi que estava em um desvio espiritual. Percebia que fugia de certas questões e me refugiava nas crenças e práticas espirituais e isso ainda acontece, mas com menos intensidade e mais consciência.
O livro tem uma Abordagem Integral, relativa ao pensamento de Ken Wilber, o qual escreveu comentário, que aparece na capa do mesmo. Essa abordagem objetiva integrar o corpo, as emoções, a mente, o psicológico, o espiritual e o social.
Várias formas e nuances do desvio espiritual são apresentadas nesse livro, entre elas, duas: a “espiritualidade descorporificada” e a fuga de emoções difíceis.
Passei, ao menos, por essas duas formas de desvio. Tendo influencia da nossa cultura dualista que separa a espiritualidade da matéria e o corpo da mente, me desconectei do corpo e, agora, estou em uma jornada, na busca da integração dessas duas partes, em direção a uma recorporificação.
A fuga das emoções difíceis ainda ocorre, comigo, de modo que, por estar em certa paz, serenidade e calmaria, uma zona de conforto criada pela prática de meditação, na qual às vezes evito entrar em contato com a tristeza, sofrimento e dor, deixando questões psicológicas não resolvidas e, muitas vezes, adiando mudanças comportamentais.
Um dos pontos fortes abordados por Desvio Espiritual está em considerar não somente a espiritualidade, mas também o corpo e a psique, unindo diversas perspectivas de nossa vivência, assim como faz Ken Wilber. Indico-o para aqueles interessados no trabalho wilberiano, quero dizer, na Teoria e Prática de Vida Integral
Esse livro me fez entrar mais em contato com minha experiência, reconsiderar uma abordagem em relação ao corpo, reconhecendo a importância dele, e ver como estava em desvio espiritual, podendo assim resignificar o que chamo de espiritual e como vivo essa área da existência, levando a uma nova direção esse campo tão importante da minha vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário