sábado, outubro 24, 2015

“Magia Atmosférica” – Atmospheric Magick



“A Arte e a Ciência de causar impacto emocional por meio de ritual!”

- Frater Magick

“Magia Atmosférica” ou Atmospheric Magick está como uma Magia Ritual, quero dizer, que usa o meio ritualístico, como um instrumento, para criar uma “atmosfera”, um clima propício ao aparecimento de um “estado interno”, sendo a maioria das vezes uma “emoção” (“estado emocional”), contudo podendo incluir um “estado mental”, ”estado psicológico” ou mesmo um “estado de consciência”, tanto “usual” como “não-usual”, assim como o estado “extraordinário”, “incomum”, “não-ordinário” ou “alterado”, de “consciência”.

Esse Ritual pode ter o objetivo tanto de entretenimento, diversão, terapêutico, experimental, estético, extático ou de fazê-lo como uma ação em si mesma (for his own sake).


Um exemplo de Magia Atmosférica seria criar uma festa particular, de você com você mesmo, individualmente, ou com companhia, em grupo, de pessoas, encarnadas e/ou desencarnadas e/ou outros seres e/ou entidades, em que se preza o clima e em alguns casos a estética produzida pelo Ritual.

Já ouvi uma pessoa dizer que vai, em festas góticas, pelo visual e a Magia Atmosférica contém essa possibilidade de diálogo, dialética, entre estético-extático e ambiente-atmosfera criada. Às vezes se faz um Ritual Atmosférico, pelo visual, às vezes pela sonoridade, sendo assim, usando isoladamente ou em combinações de todos os 5 cinco sentidos. Podemos então chamar esse tipo de Magia de “Poesia dos 5entidos” ou “Poema dos 5”, e até o ligarmos às práticas Erisianas. A criatividade tem um papel essencial, fundamental nesses rituais e aqui os associamos à Magia do Caos, a criação de seus próprios rituais e sistemas de Magia. Aliás, a Magia Atmosférica, pretende estar como uma construção experimental e um Sistema de Magia um Paradigma Mágicko (Magick Paradigm).

O início da formulação de um Ritual de Magia Atmosférica pode consistir na escolha de uma carga emocional – intensidade e tipo de emoção. E segundamente o “como” produzir essa carga, que pode utilizar o Paradigma da Programação Neurolinguística (Paradigma da PNL), de comunicação, onde temos dois tipos básicos de comunicação: “interna” e “externa” – sendo que as duas, no meu modo de ver, se autoinfluenciam. O Ritual pode ser executado apenas exteriormente (no ambiente externo), interiormente (no ambiente-espaço interno, “como” “comportamento” ou “ação interna”, via visualização e/ou evocação direta de emoção e/ou de qualidade(s)) ou de ambos os modos simultaneamente.

Esses Rituais podem estar vinculador, relacionados e/ou combinados com dramatização, teatro ou mesmo RPG (Role-playing Games), em que se cria um teatralização para si mesmo e/ou para outras pessoas (podendo estar como um teatro no “ambiente interno” e/ou “ambiente externo”.

A Magia Atmosférica não se diferencia de muitos rituais ou processos/ações mágickos e não-mágickos (mundanos), contudo tem um enfoque/concepção/conceito diferente, não tanto em conseguir um efeito, vamos dizer propriamente Mágicko, mas sim criar um clima que se quer vivenciar e sentir.

Pode-se usar nessa modalidade de Magia correspondência de diversos Sistemas de Magia, com a Kabbalah (com as “Esferas/Sephirots”) ou mesmo com o Oriental (como os “chakras”), usando, por exemplo, cores ligadas à emoção e/ou clima/atmosfera, que se quer criar.

Outra possibilidade, ritualística, estar em fazer o Ritual com determinada intenção, seja de apenas usufruir de uma atmosfera interessante e legal, a um objetivo magístico em si, de alteração física e/ou psicológica e/ou social. Também pode se utilizar a “atenção (plena”*) como um “como”, um “modo” ou “atitude” de fazê-la, assim como meditar antes, durante e/ou depois, do Ritual, como qualquer modalidade/tipo de meditação.

A parafernália/instrumentação do Ritual pode usar os 5 sentidos (talvez, o 6 ou outros?!) via música, incensos (e outras formas de aromatizações), alimentos (como comidas e bebidas, que podem seguir uma determinada lista/associação de correspondências), declamação de poemas, posturas de yoga (“asanas”), respiração (incluindo “pranayamas”) e trabalho vocálico (como o uso de “mantras”)., tocar em tecidos e outras formas de utilizar o tato.

Essa Magia está incluída principalmente no Modelo/Paradigma Mágicko Psicológico, mas podemos combiná-la com o uso de entidades (para participar da “festa”), incluindo aí o Modelo de Espírito. O Modelo Energético pode estar também, ao magnetizar para o Ritual ou com o Ritual, o ambiente ou ferramentas mágickas, por exemplo. E no Modelo Cibernético (que não compreendo bem) podemos considerar todo o Ritual como uma troca de informação, entre os modos interno e/ou externo de Comunicação.

Conhecimentos que embasam e ajudam a criar Rituais de Magia Atmosférica estão: (1) Outras formas de Magia Teórico e/ou Práticas; (2) Programação Neurolinguística, (3) Psicologia Analítico-Comportamental e (4) Psicologia Cogntivo-Comportamental.

*Um tipo de meditação (“atenção plena”), chamada em inglês de “mindfulness”, que consiste em estar no “aqui e agora” e presente inteiramente. De acordo, com Menezes e Dell’Aglio (2009), está “como uma prática de abertura, em que há uma percepção dos estímulos, como pensamentos, sentimentos e/ou sensações.” .

Bibliografia Parcial

MENEZES, Carolina Baptista  and  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 276-289. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000200006.

Nenhum comentário: