sábado, maio 29, 2021

Algumas Palavras–CXXV–Versão Expansão


“É bom nos lembrarmos que o mapa é apenas a representação de um território. Isso pode parecer óbvio, mas é bastante freqüente, quando começarmos a empregara o esquema da Árvore da Vida, confundirmos os aspectos revelados pelo mapa da consciência com as experiências vividas. A experiência é indispensável – assim o método cabalístico (ou qualquer outro que possua um mapa da consciência) pode ser adaptado à sua experiência. Não tente encaixar à força sua experiência ao mapa. Se você atentar para esse cuidado, então o mapa se transformará em um roteiro de acesso ao território da vida, ajudando-o a compreender sua consciência e a crescer adequadamente de acordo com sua jornada individual.”


- Will Parfitt, “Elementos de Cabala”, p. 37-8

quarta-feira, maio 26, 2021

Algumas Palavras–CXXIV–Versão Expansão


“A mente está em seu próprio lugar, e em si mesma. Pode fazer um Céu do Inferno, um Inferno do Céu.”


- John Milton

terça-feira, maio 25, 2021

Algumas Palavras–CXXIII–Versão Expansão


“A Árvore da Vida apresenta sete planos que podem ser associados aos sete chakras, ou ‘centros de energia’, do misticismo oriental. (…) Se a Árvore da Vida for analisada minuciosamente, perceberemos que, além dos três triângulos já discutidos, existem muitos outros triângulos. É um ótimo exercício ver quantos triângulos você consegue divisar na Árvore. Esse sistema foi elaborado segundo a crença de que todas as coisas se manifestam através das trindades. Se estudarmos a estrutura física da Árvore da Vida também encontramos hexagramas, (estrelas de seis pontas), pentagramas (estrelas de cinco pontas), círculos, cruzes e outras formas intrigantes. O esquema foi desenvolvido ao longo de séculos, e a inclusão dessas diversas formas não é acidental. E, mesmo que fosse casual, isso não alteraria a importância do esquema; apenas aumentaria nossa curiosidade com relação à eficiência e integridade deste mapa da consciência.”


- Will Parfitt, “Elementos de Cabala”, p. 37

sábado, maio 22, 2021

Algumas Palavras–CXXII–Versão Expansão


“Quando uma prisão é feita de ferro e não há lugar

para a cabeça, o prisioneiro tem

um duplo problema…

Se você tentar segurar a cerca e a porta de uma

casa que está desabando,

você também estará com problemas.”


- Zen Koan

sexta-feira, maio 21, 2021

Algumas Palavras–CXXI–Versão Expansão


Poderia ser um trecho de MAGO: A Ascensão:


“Nós afetamos o universo: não despreze a importância dessas simples palavras – nós afetamos nosso universo. É fundamental conscientizarmo-nos mais de nossas atitudes, pois se afetamos nosso mundo, então cada um de nós é responsável pela parte que lhe toca. Se utilizo um aerossol que compromete a atmosfera, não posso mais dizer: bem, que diferença isto faz? Todos os nossos atos fazem diferença. O mesmo acontece com nossas ações interiores: todas as nossas ações geram reações. Essa é a tônica principal da Cabala e das ciências holísticas.”


- Will Parfitt, “Elementos de Cabala”, p. 29

quarta-feira, maio 19, 2021

Algumas Palavras–CXX–Versão Expansão


“O medo é excitação sem respiração”


Trecho original:


“Fear is excitement without the breath”


- Fritz Perls, M. D.

terça-feira, maio 18, 2021

Algumas Palavras–CXIX–Versão Expansão


“A jornada mais longa é a jornada para dentro.”


Trecho original:


“The longest journey is the journey inward.”


- Dag Hammarskjöld

segunda-feira, maio 17, 2021

Algumas Palavras–CXIII–Versão Expansão


“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”


- Bertold Brecht

domingo, maio 16, 2021

Algumas Palavras–CXII–Versão Expansão


“Estar desperto é estar vivo (…)”


Trecho original:


“To be awake is to be alive (…)”


- Henry David Thoreau, “Walden and Civil Disobedience”

sábado, maio 15, 2021

Lista de CDs Escutados (A-D)–Versão 1


Aurio Corrá


- Quietude


Autum Tears


1996 - Love Poems for Dying Children – Act I – Reprise MCMXCVIII

1997 - Love Poems for Dying Children – Act II – The Garden of Crystalline Dreams


Capital Inicial


- Grandes Sucessos


Dead Can Dance


1984 - Dead can dance

1985 - Spleen and ideal

1986 - Within the realm of a dying sun

1987 - Enigma of the absolute (Bootleg)

1988 - The Serpent's Egg

1990 – Aion

1991 - A passage in time (Compilation)

1993 - Into the labyrinth

1994 - Influences from the middle age (Bootleg)

1994 - Toward the within

1996 – Spiritchaser

2012 – Anastatsis

2018 – Dionysus












sexta-feira, maio 14, 2021

Algumas Palavras–CXI–Versão Expansão


"”Enfrentar muitas dificuldades

aperfeiçoa o ser;

não enfrentá-las o arruína.”


- Lao Tsé

quinta-feira, maio 13, 2021

Algumas Palavras–CX–Versão Expansão


“Os espelhos são usados para ver o rosto, a arte para ver a alma.”


- George Bernard Shaw (escritor inglês)

quarta-feira, maio 12, 2021

Mago: A Ascensão–Trecho Inspirador para o Cenário!


Estou lendo, talvez relendo, o livro “Reforma psiquiátrica brasileira: Perspectivas humanista e existenciais”, de Rui Carlos Stockinger e um trecho deste me despertou a atenção - o excerto sobre a Renascença (e o Iluminsmo), período importante para o RPG “Mago: A Ascensão”, e mais especificamente a versão deste para esta época, o “Mago: A Cruzada dos Feiticeiros” - apesar de que o “A Cruzada” eu não li todo, no máximo folheei e li algumas partes.


Mas como fagulha da criatividade, transcrevo abaixo uma parte do livro de Rui Stockinger (2007, p. 21-2), que aborda o modelo de ciência renascentista:


“Na Renascença, Paracelso retorna à aliança entre o conhecimento e o misticismo, e adentra na era da magia, onde o organismo era visto através de transformações alquímicas e a doença representaria uma transformação indesejável. Também neste período, com o desenvolvimento de povoações marítimas, tecnologia e cruzadas contra a Igreja, que alguns valores do humanismo clássico foram resgatados, como em Dante, Boccacio e Petrarca. O corpo humano, como nas pinturas expressivas de Giotto, foi redescoberto em sua totalidade pela poesia, pintura e pela medicina, e o espiritualismo, até certa parte, substituído pela apreciação do real. A palavra dos sábios era trocada pelas indagações intelectuais ao mesmo tempo em que a ideia de que os sentimentos e impulsos são dominantes nos homens negava a escolástica medieval a favor dos humanistas.


No Iluminismo, o interesse pela ciência, com a visão de cura realizada por fatores externos naturais, varre com as concepções mágicas. Esta chamada a idade da razão desembaraçava, por exemplo, a doença mental da superstição, já que por séculos, em função da tomada de posição de São Tomás de Aquino, a psiquiatria e a psicologia, ainda que em seus rudimentos, não conseguiram se separar dos conceitos ligados à alma, vinculados a questões então de domínio das autoridades religiosas e a concepções mágicas, ficando portanto alijadas academicamente dos estudos científicos, o que não acontecera com a medicina no geral. Tal período, que ajudava a abandonar uma moral humilhante em prol da experiência, edificava suas críticas ao tratamento dos insanos, focando alguns aspectos humanos envolvidos.”


Então com o texto acima, fiquem com boas inspirações!


Referência


STOCKINGER, Rui Carlos. Reforma Psiquiátrica Brasileira: perspectivas humanistas e exitenciais. Petrópolis: Vozes, 2007.

terça-feira, maio 11, 2021

Algumas Palavras–CIX–Versão Expansão


“Também é de ajuda aceitar de um modo descontraído e não dogmático que quanto mais bem fizermos no mundo, mais bem aparecerá naquele mundo para nós e para os outros e, portanto, mais coisas boas acontecerão para nós e todos os outros. Também é de valor assumir o corolário disso, que é que quanto mais fazermos ações prejudiciais no mundo, mais dano sofremos, e, portanto, mais circunstâncias miseráveis surgem.”


Trecho original:


“It is also helpful to accept in an easygoing and non-dogmatic way, that the more good we do in the world, the more good there will appear in that world both for us and for others, and thus the more good things will happen to us and all others. It is also worth assuming the corollary of this, which is that the more we do harmful actions in the world, the more harm we experience and therefore the more that miserable circumstances arise.”


- Daniel M. Ingram, “Mastering The Core Teachings of The Buddha: An Unusually Hardcore Dharma Book: Revised & Expanded Edition”

domingo, maio 09, 2021

Algumas Palavras–CVIII–Versão Expansão


“As paixões da alma tornam o deserto habitável. Habitamos não uma caverna de rocha, mas o coração dentro do leão. O deserto não é o Egito; está em qualquer lugar uma vez que desertamos o coração. Os santos não estão mortos; vivem nas paixões leoninas da alma, nas imagens tentadoras, nas miragem e fantasias sulfúricas: o caminho do amor. Nosso caminho pelo deserto da vida ou em qualquer momento da vida é o despertar como para o deserto, o acordar da besta, aquela vigília do desejo, sua pata ávida, quente e insone como o sol, fulminante como enxofre, incendiando a alma. Semelhante cura semelhante: a besta do deserto é nossa guardiã no deserto da burocracia moderna, do urbanismo feio, das trivialidades acadêmicas, da oficial de alma das profissões, o deserto de nossa condição ignóbil.”


- James Hillman, “O pensamento do coração e a alma do mundo”, p. 62

sábado, maio 01, 2021

Prática de Vida Integral (PVI) - II - Coluna: Minha PVI Atual – Versão 53


Todo primeiro sábado de cada mês, uma versão atualizada da minha Prática de Vida Integral.


Com o passar do tempo, minha PVI, modificou várias vezes. Atualmente – 1 de maio de 2021 - continuo praticando a PVI, com algumas mudanças. Venho falar de algumas práticas que tenho feito nos Módulos Básicos (Corpo, Mente, Sombra e Espírito) e Módulos Auxiliares - (Sistemas), (MetaPrática) e (Emocional):


Módulos Básicos

=> Corpo:

- Corpo Físico/Grosseiro:

  • Tomar água logo após acordar, seguida de lavar o rosto. Prática Auxiliar: logo antes de dormir, verificar se tem água no copo, para tomar ao acordar. Se não tiver, colocar água nele.

  • Sono: evitar estar no computador uma hora antes de dormir.

  • Alongamentos (incluindo "alongamento relaxante"), fortalecimento muscular, caminhadas.

  • Evito doce duas vez por semana. Acrescento a isso, cinco dias da semana em que evito exceder essa ingestão de doce por mais de uma refeição.

  • Evito beber água gelada.

  • Evito beber 500ml ou mais em uma refeição.

  • Evito pão não-integral, prefiro pão integral e evito arroz não-integral, prefiro arroz integral.

  • Evito queijos amarelos, prefiro queijos brancos.

  • Evito também frituras.

  • Comecei há mais de dois meses evitar embutidos.

  • Além disso tudo, evito alguns outros alimentos.


- Corpo Sutil:

  • Exercício diário reichiano de ombros.


=> Mente:

  • Leitura diária.

  • Escrita diária: Monitoramento das Práticas


=> Espírito:

  • Prática de meditação: de “atenção plena” (“mindfulness”) - prática formal diária (mínimo de um total de 30 minutos), alongamentos e fortalecimento com atenção plena diários (mínimo de 15 minutos), além de três práticas informais por dia.

=> Sombra:

  • Psicoterapia, uma vez por semana.


Módulos Auxiliares


=> Sistemas:

  • Evitar usar canudo (para beber).


=> MetaPrática:

  • Monitoramento das Práticas – diariamente.


=> Emocional:

  • Respiração: Exercício diário reichiano de ombros e exercício de Respiração Retida seguida de Respiração Purificadora*.


* Estes dois exercícios de respiração tem sido feitos segundo o livro “O Segredo para a Auto-cura” (original em inglês: The hindu-yogi science of breath), de Yogue Ramacháraca


Quer saber sobre as práticas no mês passado (março/2021)?


http://aliceunbound.blogspot.com/2021/03/pratica-de-vida-integral-pvi-ii-coluna.html