quarta-feira, outubro 14, 2020

Interação Mente-Corpo e a Programação Neurolinguística


O que chama-se Programação Neurolinguística?


Programação Neurolinguística ou PNL – em forma curta – está como o programar o cérebro via a linguagem.


Pressupostos e Interação Mente-Corpo


A PNL contém uma série de pressupostos ou formas de ver o mundo e entre ele temos o de que a mente está ligada ao corpo e que os dois se afetam mutuamente – em outras palavras, existe uma interação: mente-corpo.


Como Experimentar a Interação Mente-Corpo – Experimento e Comentário ao Mesmo


Experimento


Imagine que você está na presença de um limão, você pode vê-lo, observar sua cor amarelo-esverdeada. Ao pegá-lo, apoiando-o na mão e você sua textura, seu peso. Você corta-o ao meio, expreme-o e aproxima-o de seu rosto, assim sentindo um cheiro de limão. Você expreme-o mais uma vez ouvindo o som do suco, algumas gostas do mesmo, caindo sobre sua língua e você sentindo o gosto do suco, de limão...


Comentário ao Experimento


Com esse experimento, usamos palavras (linguagem verbal) para “programarmos” nosso cérebro, fazendo que com que essa lingugem nos levasse a (uma) certa(s) “imagem(ns)” (entre àspas, pois essa está composta por imaginação que passa pelos cinco sentidos: visão, tato, audição, olfato e paladar) que por sua vez causa mudanças no corpo (desencadeando a salivação).


Considerações Finais e uma Conclusão Não-Conclusão


Começamos este artigo definindo o conceito de Programação Neurolinguística ou PNL, passamos a consideração de um de seus pressupostos – a interação mente-corpo – e seguimos para a exposição de um experimento e comentário ao mesmo. Gostaria de deixar aqui registrado que em sua experiência com o experimento – como em um experimento “científico” - talvez tenha uma outra vivência – apesar de achar isso pouco provável - e que deixo suas conclusões para sua experiência pessoal. Quero deixar em aberto as conclusões – uma “abertura à experiência”/vivência - e não ensinar isso em uma via de mão única, indo de mim para vocês, mas sim promover um diálogo de via de mão dupla – entre o presente autor e os leitores.


Bibliografia


READY, Romilla; BURTON, Kate. Programação Neurolinguística para Leigos (For Dummies). 1a. Reimp. revista. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2011.

Nenhum comentário: