Pelo que lembro, já há algum tempo, em um conversa mencionei a meditação relacionada com a magia. E me disseram que Magia não tinha nada haver com meditação.
Nesta postagem busco esclarecer, mostrando a conexão entre Magia e Meditação, explicitando a associação entre esses dois campos de conhecimento e prática.
Para início de conversa, no livro "Liber Null & Psychonaut", de Peter J. Carroll, ao fazer uma busca nele para encontrar o vocábulo "meditação" ou similar, podemos perceber que aparecem 17 (dezessete) palavras dentro deste padrão.
Um outro ponto para se chegar a conclusão que existe uma relação entre a Magia e a Meditação está que, uma vez considerando a como uma meio de alteração do estado de consciência, algo que vários autores dizem - e concordo por experiência própria e em "primeira mão" - a Magia, segundo Carroll (1987, p. 30), no livro citado acima, coloca os "Estados alterados de consciência estão como a chave para o poderes mágicos"1.
Por conclusão lógica, se os "estados alterados de consciência" nos "abre" para os poderes mágicos, e a meditação está como uma forma de "alteração da consciência", ela – a meditação – nos abre a poderas mágicos e assim concluímos que a meditação está relacionadas à esses poderes. Dessa forma a Meditação se associa à Magia.
Referência
CARROLL, Peter J. Liber Null & Psychonaut (Two Complete Volumes): an introductio to Chaos Magic, San Francisco: Red Wheel/Weiser, LLC.
1Trecho original: “Altered states of consciouness are the key to magical powers.”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário