quinta-feira, dezembro 26, 2019

Diário de Meditação - Meditação da Amizade



Praticamente durante as duas últimas semanas pratiquei a Meditação da Amizade e fiz um relatório, que aqui exponho.

Para conhecer essa meditação, acesse a "Faixa 7: Meditação da Amizade" no endereço da internet: http://www.sextante.com.br/atencaoplena/ - ou mais especificamente - http://www.sextante.com.br/atencaoplena/7Track.mp3 .

Nota: em ao menos uma sessão pratiquei a faixa descrita acima duas vezes seguidas, em várias sessões pratiquei essa faixa de áudio seguida de mais ou menos a mesma estrutura de prática sem áudio e, não me lembro bem, se fiz uma ou mais sessões desse exercício completamente sem áudio.

10/12/2019 (terça-feira)

- Comecei entrando em contato com meu coração físico e simbólico. Passei a sentir certo calor no tórax (incluindo o coração) até a cabeça. Depois esse calor se expandiu para todo corpo ao levar a amizade para todos os seres.

- Tempo Total de Prática: 9:00min.

11/12/2019 (quarta-feira)

Tive dificuldade de manter a atenção no áudio e ouvir todas as instruções. Em um momento lembrei de um momento agradável de hoje, mas na maior parte do tempo estive no momento presente. ao menos na segunda vez que a faixa de áudio rodou. Estive sentindo bem estar e algumas parte do corpo ficaram com certo calor. Sensação de bem estar do corpo como um todo remanescente de momento anterior a prática.

- Tempo Total de Prática: 18:36min.

12/12/2019 (quinta-feira)

- No início me conectei com o coração físico e um pouco simbolicamente, sentindo o pulsar. Após isso comecei a senti um calor na área do coração, peito, ombros e cabeça o que se manteve com mais ou menos a mesma intensidade. Em ao menos algum momento senti o corpo "expandir em todas as direções" e tornar-se um pouco mais morno.

- Tempo Total de Prática: 21:00min.

13/12/2019 (sexta-feira)

- Fiquei impaciente para a prática terminar, senti ansiedade. Antes disso senti tensão nos braços e ombros. Movimentei algumas vezes. A imagem da pessoa à qual eu estava desejando, muitas vezes ficou pouco nítida.

- Tempo Total de Prática: 20:00min.


15/12/2019 (domingo)


- "Foi tenso", senti desconforto corporal, apesar de sentir, mesmo que de leve, certa compaixão ou amor, certa gentileza para com o outro.

- Tempo Total de Prática: 20:00min.


16/12/2019 (segunda-feira)


- Estive com paciência para fazer o exercício lentamente, com espaços de uma atitude de "receptividade" após cada frase, "saboreando" ("savoring") cada momento. Percebi que uma atitude de "movimento" gentil surgiu "dentro" de mim, sendo que fiquei mais conectado com minhas emoções.

- Tempo Total de Prática: 20:00min.


17/12/2019 (terça-feira)


- No início tive dificuldade de concentrar nas instruções e fazê-las, isso foi passando e mais para o final da sessão me senti absorvido na experiência, envolto em pensamentos bondade, algumas sensações de ternura e emoção de compaixão e amor-bondade.


- Tempo Total de Prática: 20:00min.


18/12/2019 (quarta-feira)

- Com a prática estive mais no momento presente, focado na emoção e conectado com o coração (simbólico). Estive um pouco "emocionado" e imerso em uma sensação de prazer e bem-estar corporal e emocional.


- Tempo Total de Prática: 21:00min.


19/12/2019 (quinta-feira)

- Tive dificuldade de manter a atenção nas instruções e executá-las. Em um  momento notei que passou um tempo e não estava conectado ao que estava ouvindo. Estive com uma resistência, certa tensão no corpo para dedicar o bem à "pessoa de dificuldade".


- Tempo Total de Prática: 11:00min.


20/12/2019 (sexta-feira)


- Tive muitos pensamentos alheios à prática, um pouco de dificuldade em visualizar clara e definidamente. Consegui me conectar com a emoção de compaixão, pouco, mas consegui. Senti um pouco de calor (menos físico e mais emocional) no corpo.


- Tempo Total de Prática: 20:00min.


21/12/2019 (sábado)


- A cada momento comecei a ficar mais envolvido com a prática, mais "absorvido" nela. Senti incômodo quando fui escolher a primeira "pessoa de dificuldade", então troquei por uma pessoa que eu estava tendo menos raiva e assim prosseguir a prática, "descongelando o coração".

- Tempo Total de Prática: 20:00min.


22/12/2019 (domingo)


- Fiquei absorvido pela experiência da prática, focado na maior parte no momento presente e com poucos pensamentos que desviavam do proposto da prática. Meu "tom" emocional mudou, senti mais "caloroso", um pouco mais aberto e receptivo.

- Tempo Total de Prática: 20:00min.


23/12/2019 (segunda-feira)

- Fiquei cada vez mais imerso nas experiência e focado nas frases, sensações e principalmente emoções de desdobramento da prática. Quase não tive - e ainda diminuiu no decorrer da mesma - pensamentos não relacionados com as frases e tema correlatos.


- Tempo Total de Prática: 20:00min.

Nenhum comentário: