segunda-feira, agosto 13, 2012

MAGO: A Ascensão – Regras Aprofundadas para a Habilidade Meditação

Segundo a pesquisa de Menezes e Dell’Aglio (2009) a Meditação está como um treinamento do controle da atenção.

Em MAGO: A Ascensão existe a Habilidade (Perícia) Meditação. Pretendemos aqui modificar e expandir as regras do Módulo Básico de MAGO 2ed., além de aprofundar a descrição com mais informações sobre Meditação.

A Meditação tem três objetivos de acordo com o livro com os quais o jogador pode utilizar para seu personagem atinja: (1) concentração, (2) acalmar emoções perturbadas e (3) relaxar seu corpo. Quanto mais sucessos no teste de Meditação, mais intenso, pode-se alcançar, um ou mais desses objetivos.

Sugiro que como a Meditação envolve um processo de atenção, que considero um processo de “percepção” as jogadas de práticas de Meditação estejam utilizadas com o Atributo Mental Percepção.

De acordo com o livro pode-se meditar para compensar o sono perdido (com uma jogada de Vigor + Meditação), entrar em um estado de hibernação (com uma jogada de Vigor + Meditação) e solucionar problemas complicados (com uma jogada de Inteligência + Meditação). Essas duas primeiras façanhas descritas nesse parágrafo colocam uma jogada de Vigor, mas acho que quanto mais profunda a meditação, mais consegue se concentrar e/ou controlar essa concentração, dependo menos do valor do Vigor do que as regras no livro propõe. Nisso proponho substituir o Atributo Físico Vigor pelo Atributo Mental Percepção, restringindo o número de sucessos nessa ação/jogada pelo número de Vigor + Meditação, por exemplo: Mike jogando com seu personagem, Glaura, que medita, resolve fazer essa prática para recuperar o sono perdido. Glaura tem Vigor 3, Percepção 4 e Meditação 2. Mike então rola para a meditação Percepção + Meditação (4+2=6) e tem 6 sucessos, mas como Glaura só tem 3 de Vigor e 2 de Meditação, ela só consegue efetivamente 5 sucessos, pois está limitada a um Vigor + Meditação (3+2=5) . Se nessa prática para cada sucesso se consegue recuperar 1 hora de sono, Glaura recupera, com 5 sucessos, 5 horas de sono perdido.

Referência

MENEZES, Carolina Baptista; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 2, 2009 . Disponível em: . Acessado em 19 jul. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000200006.

Nenhum comentário: