sábado, abril 25, 2015

Como Influenciar a Si Mesmo pela Auto-Propaganda - Artigo Revisado, Expandido e com Adição de Sugestão de Texto Complementar

Utilizando palavras ou símbolos para nós mesmos podemos nos influenciar pela sugestão, mais propriamente, a auto-sugestão. Sobre essa proposta, Will Parfitt, no livro “A Nova Cabala Viva: Um Guia Prático para compreender a Árvore da Vida”, descreve assim:

“Cartões com palavras evocativas – às vezes chamadas de ‘conselheiros de si mesmo’ – você escreve seu desejo (em palavras ou símbolos) em cartões e os fixa em vários lugares da casa para vê-los com freqüência – como acontece com os anúncios comerciais, a exposição constante influencia o inconsciente”. (PARFITT, 1995, p. 142)

Já no livro "Elementos de Psicossíntese", ele mesmo, explica assim: 


"fichas ou cartazes  com dizeres objetivos, chamadas “fichas de autonoficação” – escreva seu desejo (com palavras ou símbolos) em fichas e prenda-as nas paredes de sua casa, nos locais por onde você passa com mais freqüência – como se fossem anúncios ou propagandas comerciais. A exposição constante exerce efeitos profundos no inconsciente." (PARFITT, 1994 , p. 62)
 

Experiências pessoais: Tenho experiência com esse exercício/técnica e possuo no quarto onde durmo três cartões desses. Adiante coloco – na ordem de criação e fixação deles - o que neles está escrito: “PAX ET LUX”, “Health” e “Aceitação” – sendo o primeiro para paz, o segundo para saúde (que em inglês se escreve “health”) e o terceiro para aceitação, tanto pessoal – de mim mesmo – como dos outros.

Logo após um tempo em que fixei o primeiro cartão, “senti seu efeito” – coloquei entre àspas, pois não sei se foi o único fator, mas de lá para cá passei a senti mais paz.

De lá para cá, passei a ter mais saúde – em algumas áreas da vida - e efetivar mudanças nesse campo da vida.

Sobre a Aceitação, comecei a me aceitar mais, mas talvez não aos outros, porém tenho feito outra prática com “palavras evocativas”, para o propósito de autoceitação, pelo o uso da técnica de Afirmações.

Texto Complementar: Para complementar o presente texto, sugiro um artigo de Roberto Assagioli, o criador da Psicossíntese, o "The Techniques of Evocative Words", em inglês, endereço para lê-lo online ou baixá-lo: http://psicossintese.org.br/wp-content/uploads/2014/07/evocative_words.pdf

Referências

PARFITT, Will. A Nova Cabala Viva: um guia prático para compreender a Árvore da Vida.  São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix LTDA, 1995.

PARFITT, Will. Elementos de Psicossíntese. São Paulo: Ediouro S. A., 1994.

Nenhum comentário: