sexta-feira, junho 20, 2014

Reflexões (Próprias) sobre Magia



1) Por que esta tradição te atrai?

Essa tradição me atrai, por lembrar a forma convencional e popular da figura do mago. Aquele velho, inteligente e sábio, com longa barba branca, falando em estranhas línguas, conhecedor de muitas áreas de conhecimento e leitor ávido. Aquele, que com rituais estranhos, mas maravilhosamente belos, complexos e incomuns, faz magia em grande estilo. Essa tradição seria a Magia Cerimonial, que tem como sua base a Cabala, sendo que essas duas tradições – Magia Cerimonial e Cabala - saíram da Magia Hermética.

2) O que fez olhá-la acima de todas as outras?

Estilo, beleza, tipo de estética, importância da leitura, do pensamento (Esfera Hod), complexidade do corpo teórico e acúmulo de conhecimento para a prática de Magia, assim como conhecimento de outras línguas “estranhas”, entre elas Enochiano e Hebraico. O tipo de estética remonta ao medieval, passando pelo estilo vitoriano (época em que a Hermetic Order of Golden Dawn esteve atuando).

3) Como e por que ele se encaixa em um ou mais dos quatro modelos?

De acordo com o livro* ele se encaixa nos quatro modelos - a Magia Hermética -, porém só consegui vê-las se encaixando em três: o Modelo Espírito (Elemento Fogo), Modelo Energia (Elemento Terra) e Modelo Psicológico (Elemento Água) – excetuando o quarto modelo, Modelo Cibernético (Elemento Ar).

Modelo Espírito: na Magia Hermética pode se trabalhar com diversas entidades como: 
Anjos, Arcanjos, demônios, Deuses e Deusas.

Modelo Energia: na Magia Hermética pode se trabalhar com a energia das Esferas, assim como das correspondência relativas às mesmas.

Modelo Psicológico: na Magia Hermética, temos a Árvore da Vida, que está como um mapa da consciência humana (psique humana) e os as entidades que se trabalha podem ser consideradas, partes internas do ser humanos, partes do seu psiquismo, assim como certas entidades, como Deuses e Deusas, podem ser visto como Arquétipos. Pela ideia que tenho somente recentemente – e não originalmente – surgiu a explicação pelo modelo psicológico para a Magia Hermética.

*”The Four Powers: Magical Practice for Beginners of all Ages”, escrito por Nicholas Graham (com Prefácio de Lupa)

Nenhum comentário: