sábado, junho 09, 2007

Raising (Un) Dead...

"Bela Lugosi's dead... Undead, undead, undead..."

- Bauhaus, "Bela Lugosi's Dead"

Sempre acabado deixando meu blog de lado, mas de tempos em tempo o ressuscito.
Voltando ao assunto anterior, fiz nesse tempo entre a última postagem e essa feito, um experimento de pirataria de paradigma (paradigm piracy), bem sucedido.
Após essa segunda experiência envolvendo uma mudança de paradigma, para ser mais exato, contato com um novo paradigma, durante um certo período de tempo, sendo esse último um curto espaço de tempo, percebi na prática um alívio e uma libertação. Gostaria de obsevar de uma forma científica esse tipo experimento.
Um dos que trabalharam nesse assunto foi Robert Anton Wilson, que cheguei a estudar há um tempo atrás. Li algumas coisas esparsas sobre ele, um artigo inteiro (Creative Agnosticism, lançado em português em Uma Nova Inquisição pela editora Madras) e o livro O Gatilho Cósmico: O Derradeiro Segredo dos Illuminati (Também lançado pela Madras em português). Esse livro é um dos melhores que já li e nos faz ter uma mudança de paradigma, embora eu esperasse algo mais "forte".
A idéia central de Robert A. Wilson é a de um agnosticismo total, onde não se acredita 100% em nada, o que se aproxima de um certo modo relativista de pensar, o de que nada retrata com veracidade a realidade (uma das frases clássicas dele é "o mapa não é o caminho", a qual ele retirou de um outro autor). Sua obra é um exelente "gatilho" para ver as coisas de diversos ângulos, em diversos "túneis de realidade", como diria Timothy Leary, um de seus amigos.
Em Gatilho Cósmico R. A. Wilson toca no assunto de metaprogramação por alto e a liga a Dr. John Lily.
Ainda em relação ao mesmo livro, ao de curioso aconteceu, pouco tempo depois de terminar de lê-lo, encontrei e começei a ler o A Revolução Silenciosa: Autobiografia Pessoal e Transpessoal, de Pierre Weil, que tem uma estruturas semelhante, os dois contam a história da busca interior, recheadas de fatos estranhos e interessantes, sendo que os dois autores tinham formação em Psicologia, cada um utilizando métodos diferentes no "Caminho", mas tendo em comum a passagem por psicoterapia e a prática de yoga, mas não sei ao certo se meditação também...

Para mais informações:

Robert Anton Wilson:
http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Anton_Wilson

Pierre Weil:
http://www.pierreweil.pro.br/

2 comentários:

Hedra disse...

Minha nossa! Finalmente atualizou isso daqui! Acho engraçado como sempre escreve de maneira 'impessoal', sempre citando coisas interessantes. Sinceramente eu gostaria de encontrar aqui algo mais 'seu', por assim dizer, vindo de dentro, vindo de seus próprios paradigmas! E admito que eu acharia isso por demais interessante!
Mas, talvez eu goste de vc assim também, à sua maneira... sempre distante!
Amei o post, Fabinho, vc me pegou pelo calcanhar agora! PNL, "O mapa não é o território", Anton Wilson e Leary! Uow! De perder o fôlego!

Beijos

E posta com mais frequencia nessa bagaça! Me tornarei uma leitora assídua, não tenha dúvidas!

Anônimo disse...

fabex! gostei do blog e da postagem, embora muito complexa :P
hahaha! depois volto aqui! bjuu